Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


‘Vitamina da administração municipal´

Publicado por Muana Damba activado 22 Julio 2011, 10:05am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 

Por ANA - BEMBE.  

 

                                                                      

O administrador municipal do Bembe, Alberto Bunga considera-se um homem privilegiado pelo facto de, por um lado, a Associação dos Amigos e Naturais do Bembe (ANA-BEMBE) ter cruzado o seu caminho dois meses depois do seu empossamento e, por outro, devido a composição da associação, maioritariamente constituída por intelectuais ou académicos.

 

“Tenho estado sempre a dizer que entrei com o pé direito e sou um homem privilegiado, porque logo na primeira hora fui recebido com duas mãos pelos intelectuais e pelas pessoas da região, que souberam colocar as coisas no seu devido lugar”, considerou, calculando que os resultados até agora alcançados revelam o trabalho conjunto realizado por essas duas forças que, em momento algum abandonam a sua administração. Falando com uma expressão que demonstrava satisfação, Alberto Bunga chegou mesmo a considerar a ANA-BEMBE como uma vitamina recomendável para se adquirir forças suficientes numa caminhada supostamente difícil.

 

Para mostrar que a aceitação de parceria na governação do Bembe não é uma iniciativa isolada da administração que dirige, o chefe máximo da vila mais antiga da província do Uige anunciou o capítulo dos serviços de socialização constante nos programas de uma governação transparente e aprovada pelo elenco de Paulo Pombolo.

 

A ANA-BEMBE é uma organização filantrópica, fundada em 2009, com o objectivo de promover o desenvolvimento multifacêtico da referida vila.

 

A associação resulta de um movimento inicial dos filhos e amigos da terra realizado a 9 de Setembro de 2009, considerado por estes como a Primeira Excursão Magna.

 

A actividade fora antecedida por uma secção de pesquisa em Março do mesmo ano, protagonizada pela Associação para o Desenvolvimento Multifacêtico do Bembe (ADMB), agremiação que daria lugar à ANA-BEMBE.

 

Embora se tenha recusado avançar nomes, alegando que a fundação de um grupo é, normalmente, feita por muita gente, uns de forma directa e outros de maneira muito indirecta, O PAÍS teve acesso a uma documentação da agremiação, onde se verificou o destaque de figuras como as de Afonso Gomes, do jornalista Yaba Rosinho, do Vice-ministro da juventude e desporto Yaba Pedro Afonso e do engenheiro Diassunama, para além do actual vicereitor para os assuntos académicos da UAN, Heitor Timóteo. Na companhia de Alberto Peres, essas entidades fizeram a associação andar com passos mais largos.

 

Nesse diapasão, os filiados da ANABEMBE não põem em créditos alheios o empenho do projecto Bembe em Progresso, liderado pelo Padre Afonso Makiadi dos Santos, antigo pároco da igreja São Francisco de Assis, na Diocese do Uige. As primeiras reuniões para a criação da associação fizeram da escola popularmente conhecida como dos “ossos”, número 4028, no município do Sambizanga, em Luanda e do hotel Chaves de Ouro, na província do Uige, verdadeiros lugares de peso histórico para os filiados da ANA-BEMBE.

 

 

                                                                                                   Fonte: opais.net

 

 

 

 

Archivos

Ultimos Posts