Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Vamos lembrar a Professora Elisa Timóteo - Sanga

Publicado por Muana Damba activado 8 Junio 2012, 15:36pm

Etiquetas: #Coisas e gentes da Damba

 

Por Dr. Camilo Afonso Nanizau

 

Dr Camilo Afonso Nanizau.

 

 

É com muita consternação no coração que ouso escrever estas pequenas linhas sobre aquela familiar directa que em vida se chamou Professora Elisa Timóteo - Sanga! Meu familiar directo por ser da linhagem dos meus avós paternos, Kinzinga! Vivemos e convivemos juntos desde os tempos dos anos 60 após o início da guerra de libertação até aos nossos dias. Ela morando no Kianyica, sempre percorreu a distância de quase 10km de ida e volta, como muitos dos nossos Mindamba o fizeram em busca do saber científico, na nossa celébre Missão Católica da Damba de S.João de Brito. Seguiu muito cedo o exemplo dos Tios, André Mpaxi, de feliz memória, e José Mpasi, quadro sénior da Edel em luanda. É uma família cuja intelectualidade é reconhecida por todos os Mindamba. Para os Mais-Velhos da Ndamba, ela foi neta da Nkaka Nfulu-na-Mpandi, na antiga Creche dos Serviços de Saúde do Hospital do Concelho da Damba.

O Grupo unido das quatro professoras da Escola de Professores de Posto de Mbanza-kongo, fica agora desfeita com esta partida para a Eternidade da Profª Elisa Timóteo. O grupo tinha como líder Inácia Pedro Kimu, Elisa Timóteo, Elisa Pedro Nkanga - Nsimba, Engrácia Etelvina do Céu. Do lado da Escola de Professores de Posto "Rebocho Vaz", no Uíge estavamos, eu que escrevo e o João Matos Francisco. Durante as férias era o desafio em saber quais os que iriam ficar pelo caminho. Graças a Nzambi-a-Mpungu, todos nós conseguimos terminar juntos e regressarmos para a nossa Ndamba, com os Canudos na mão. Era a alegria dos pais e dos Padres e das Madres da Missão Católica da damba que tanto fizeram para os nossos estudos e esperavam ver crescer ainda mais o prestígio do trabalho iniciado e assegurado pela nossa Velha guarda de Professores Cuimáticos e outros. Toda esta obra iniciada pelo Padres Camilo, Flaviano e Rafael, terá seu termino com o impulso do grande "Maestro" Padre Hortêncio. Era o renascimento da Ndamba, após o inicio da luta de libertação.

Falo da Velha Guarda de Professores, que hoje e se a memória não me atraiçoa restam apenas três, senão menos. O Prof. João Kiame, em Viana, o Prof.Romualdo Francisco, no Bairro Pedreira - Uíge, o Prof. João Mengawaco, na Ndamba. Para os que não conhecem os caboqueiros da intelectualidade da Ndamba, aqui deixo o registo de alguns: Afonso Castelo, que foi vítima dos primeiros ataques à Vila da Damba, nos anos 60, Carlos Pedro Camba ( Nitu-Nganzi ), João Kiame ( Limpa-Poeira ), António Kivixi ( Nfwa kudiyoka ), Pedro Miguel Bondo ( Monimabu ), António Figueiredo, António Almeida Nfumuansuka, Romualdo Francisco, João Mengawaku, Manuel Kyala ( Koxí-Per ) Prof.Abel, do Kombo, Alves Mpanzu, que depois foi transferido para Kazumbi. Da minha geração, Camilo Afonso, João Matos Francisco, António Mpanzu -(Misére), e outros que seguiram depois, até a independência. Todos estes leccionaram na Missão Masculina.

Na Missão Feminia, as professoras, Maria Inês Magalhães, Maria do Rosário Magalhães, Catarina António Ndombaxi, a nova geração de professoras, Inácia Pedro Kimu, Elisa Timóteo, Elisa Pedro Nkanga, Engrácia Etelvina do Céu. Que me desculpem os que não pude relembrar-me. São todos contribuintes da grande obra da formação dos quadros do Zunga-kya-Ndamba.

Choremos a nossa irmã Elisa Timóteo, por tudo quanto legou na formação da juventude da Ndamba. Mfumu Nzambi ka nlunda muna ntangwa zawonsono! A familia enlutada os nossos pêsames pelo seu passamento físico!

 Nkaka Sanga, na Nvunda muna Moko ma Mfumu Yesu!

 

 

 

 

 

Archivos

Ultimos Posts