Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Universidades Kimpa Vita e Agostinho Neto assinam protocolo de cooperação.

Publicado por Muana Damba activado 4 Septiembre 2011, 07:13am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

                                ISCD



Uíge - As universidades Kimpa Vita, afecta a sétima região académica, e Agostinho Neto assinaram hoje, sexta-feira, na cidade do Uíge, um acordo de cooperação no domínio académico e administrativo.

 

 

Falando na cerimónia de assinatura presenciada pelos membros do governo da província, reitores das duas universidades, pró-reitores, docentes, estudantes e convidados, o pró-reitor da Universidade Kimpa Vita, Mbunga Nzinga David, disse que o acordo é abrangente em diversas áreas do saber com realce para a mobilidade dos docentes, pesquisas científicas e formação do pessoal administrativo.

 


O académico referiu ainda que o protocolo ora assinado visa consolidar as bases das duas universidades com princípios centrados na reciprocidade, igualdade e na formação equilibrada de quadros.

 


Reconheceu ainda os esforços da Universidade Agostinho Neto na expansão dos diversos centros universitários a nível do país, que têm vindo a garantir a formação de vários docentes capacitados, para o efeito, solicitando o contributo e a colaboração do Governo, para que a Universidade Kimpa Vita nas províncias do Uíge e Kwanza Norte funcione de forma adequada e segura.   

 


Por seu turno, o reitor da Universidade Agostinho Neto, Orlando da Mata, considerou de grande importância a assinatura do protocolo de cooperação com a Universidade Kimpa Vita e garantiu trabalharem em conjunto em prol da formação de quadros para o progresso da província e do país em geral.

 

 

"Nós assinamos este protocolo, para que ambas as instituições implementem acções concretas que visam potenciar a formação dos docentes das duas instituições, disse, reforçando que o protocolo entre as duas universidades basea-se no espírito de reciprocidade e igualdade para permitir que ambas cresçam em paralelo, de acordo com o conhecimento e as experiências cientificas.

 


Segundo ele, de acordo com a orientação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, sobre a implementação do ensino superior em todo país, surgiu a necessidade de criar sete regiões académicas nas diferentes províncias do país, onde sobrevieram seis outras universidades públicas.

 

 

Sendo assim, sublinhou, a Universidade Kimpa Vita, afecta a sétima região académica, faz parte do complexo das instituições superiores e necessita do apoio e da colaboração de todos para o seu crescimento acelerado e adequado para uma projecção internacional.

 


A vice-governadora para o sector social e política, Maria Fernandes da Silva, que testemunhou o acto, reiterou que o governo da província vai continuar com o seu apoio por para garantir o funcionamento das instituiçções de ensino superior, quer públicas quer privadas.

 

 

                                                                                                  Angop.

 


 

Archivos

Ultimos Posts