Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Universidade Kimpa Vita apostada na formação de quadros das administrações municipais

Publicado por Nkemo Sabay activado 23 Marzo 2011, 10:37am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

4497182

 

O vice-reitor para os assuntos científicos da Universidade Kimpa Vita, Heitor Timóteo, anunciou terça-feira nesta cidade, a aposta da sua instituição em cooperar com as administração municipais na formação de recursos humanos, mediante a implementação de cursos de capacitação e certificação profissional, visando impedir o êxodo de quadros das zonas rurais para os centros urbanos.


Ao intervir durante a inauguração das instalações da Escola Superior Politécnica do Kwanza Norte e consequente abertura do ano académico, referiu que no quadro da redução de assimetrias regionais, a selecção dos estudantes que pretendam estudar na instituição durante os próximos anos, será feita com base na reserva de vagas visando garantir a formação dos quadros das administrações municipais e comunais.


O responsável referiu por outro lado que, a formação superior a ser ministrada nas várias unidades orgânicas afectas à Universidade Kimpa Vita deverá guiar-se com base em critérios de qualidade, pertinência e internacionalização.


Segundo afirmou, os referidos critérios deverão cingir-se na formação de recursos humanos, desenvolvimento económico e social, avanços científico e tecnológico, para além do aumento do compromisso prático com a sociedade.


Na sua óptica, a visão científica da Universidade Kimpa Vita assenta numa instituição inovadora, de aproximação e fixação para que se transforme num organismo de referência nacional e internacional, mediante a formação de quadros com perfil altamente qualificado e responsáveis nas diferentes áreas do saber, defendendo o respeito pela diversidade intelectual, artística, institucional e política.


O governador do Kwanza Norte, Henrique André Júnior, que inaugurou o estabelecimento de ensino, procedeu ainda à abertura das jornadas técnicos científicas da instituição, a decorrerem de 21 a 25 do mês em curso, para além de uma feira do livro para os estudantes e público interessado.


Do referido acto inaugural presidido pelo governador da província do Kwanza Norte, Henrique André Júnior, participaram distintos membros do governo, responsáveis e corpo docente da referida unidade universitária e convidados.


A Escola Superior Politécnica do Kwanza Norte é uma unidade orgânica afecta à Universidade Kimpa Vita, com sede na província do Uíge, e considerada a sétima região académica do país, constituída nos termos do decreto 05/09 de 06 de Abril e 07/09 de 12 de Maio.


A instituição que funciona pela primeira vez, no presente ano académico tem matriculados 350 alunos, dos 860 candidatos submetidos a teste de admissão, vai funcionar com 31 docentes, entre titulares, auxiliares e estagiários, devendo ministrar cursos de "contabilidade e gestão", "análises clínicas" e "informática de gestão".


A Escola Superior Politécnica vai funcionar numa infra-estrutura construída de raiz na zona de "Catome de Baixo", arredores de Ndalatando, dotada de 13 salas de aulas, três laboratórios, áreas de serviço, quadra desportiva e outras dependências.


Com a entrada em funcionamento da Escola Superior Politécnica, eleva-se para duas o número de instituições do ensino superior na província, após a instalação da Escola superior Pedagógica, em 2007.

 

 

                                                                                               Angop

Archivos

Ultimos Posts