Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Uige: Recomendada combate às práticas de feitiçaria na Damba

Publicado por Muana Damba activado 27 Enero 2014, 13:37pm

Etiquetas: #Notícias da Damba

 

O resevatório de água do Bairro da Missão

             Os Mindamba decidem combater a feitçaria. ( Na imagem, Baiiro da Missão, na Vila da Damba )                     
Uíge - O combate às práticas de feitiçaria, fenómeno que tem estado a afectar e a separar famílias no município da Damba, província do Uíge, consta entre as conclusões do I Encontro de Quadros, Naturais e Amigos da circunscrição situada a 197 quilómetros a norte da capital provincial do Uíge.

No comunicado final do encontro, a que a Angop teve acesso, os participantes recomendaram as autoridades tradicionais, entidades religiosas e associações cívicas a realizar um trabalho de educação e sensibilização junto das famílias do município, tendo em vista por fim ao esse mal.

 

Nas conclusões, os participantes consideraram ser fundamental que as autoridades tradicionais trabalhem para evitar que muitos ente-queridos sejam sepultados em sítios impróprios, sobretudo, em quintais.

 

Quanto ao papel das associações dos naturais da Damba para o desenvolvimento do município, o encontro destacou a sua importância e recomendou a estruturação e funcionamento dos órgãos da associação de forma a melhorar a interacção outras de carácter comunal.

 

O I Encontro de Quadros, Naturais e Amigos da Damba analisou, entre outros temas, "O Plano Nacional de Desenvolvimento 2013/2017 e sua aplicação no município", "Proposta da data da ascensão da Damba a categoria de vila", "O poder tradicional junto da população" e "O papel das associações dos naturais e amigos da Damba no desenvolvimento do município".

 

Promovido pela administração municipal da Damba, o encontro visou, também, para atrair investidores nacionais e estrangeiros para o desenvolvimento económico, social e cultural do município, além de dinamizar as parcerias públicas e privadas.

 

 

                                                                                                Angop

 

 

 

Archivos

Ultimos Posts