Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Uige: Paz abre premissas para o desenvolvimento, diz Paulo Pombolo

Publicado por Muana Damba activado 10 Noviembre 2013, 04:07am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 

 

20121121113351gov uig2

Uíge - O governador provincial do Uige, Paulo Pombolo, afirmou hoje, sábado, nesta cidade, que a paz que Angola alcançou em 2002, abriu as premissas para o desenvolvimento do país.

Falando durante uma palestra sobre "O papel das Forças Armadas Angolanas na preservação da independencia, paz e reconstrução do país",   enquadrada nas celebrações do 38º aniversário da Independência Nacional, o governante disse que a paz uniu as famílias angolanas e permitiu a consolidação do processo democrático do país.

 

"Com o alcance da paz em 2002, inciamos a reconstrução do país", frisou, acrescentando que com a paz o Executivo, liderado pelo Presidente José Eduardo dos Santos, o país está a crescer e a evidenciar condições para uma melhoria qualitativa da vida da população,  através de reconstrução de várias infra-estruturas, tendo como centro o homem, sobretudo os jovens, mulheres e crianças.

 

Para Paulo Pombolo, as FAA são instituições criadas pelo Estado angolano, com missão específica de defender o país, a nação e os angolanos, assim como os principais recursos naturais do país, as fronteiras terrestres, maritimas e aéreas.

 

Realçou ainda que a independência constitui o principal ganho da luta de libertação nacional empreendida pelos angolanos a 4 de Fevereiro de 1961, cujos muitos melhores filhos deste país derramaram o seu sangue.

 

"Perservar a paz é assegurar a liberdade dos angolanos, com vista a criação de condições para o progresso", referiu, adiantando que a esse propósito o Estado angolano  reserva um papel decisivo e preponderante para as Forças Armadas Angolanas na perservação da indepnendencia", sublinhou.

 

Depois de fazer uma incursão sobre a história do país, o governante, que falava com os membros dos orgãos da defesa e segurança, sublinhou que nesta tarefa de reconstrução do país e consolidação da paz e da democracia, as Forças Armadas Angolanas são chamadas a perservar as conquistas do povo angolano.

 

Como disse, tudo quanto o país tem é merecê da independência proclamada a 11 de Novembro de 1975, pelo primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, esclarecendo que a partir desta data o país ficou soberano, com um povo e poder politico reconhecido a nível do mundo.

 

O programa das comemorações do 38º aniversario da Independência contempla ciclo de palestras, actividades recreativas, desportivas e o acto provincial que terá lugar na comuna do Wamba, municipio do Sanza Pombo, nordeste da cidade do Uige.

 

 

Inaugurado sistema de abastecimento de água potável na localidade de Nsole

 

Uíge - Um sistema de abastecimento de água potável foi inaugurado hoje, sábado, na localidade de Nsole, comuna do Béu, 28 quilómetros de Maquela do Zombo que vai beneficiar mil e 700 habitantes.

O sistema foi inaugurado pelo administrador municipal de Maquela do Zombo, Benji Moco Henrique.

 

Com a capacidade para bombear 12 metros cúbicos de água por hora, o sistema possui um reservatório de 38 metros cúbicos e construído por uma empresa angolana de construção civil e custou aos cofres do Estado 17 milhões de kwanzas.

 

Falando na cerimónia de inauguração da obra, cuja construção durou 10 meses, Benji Moco Henrique, enalteceu os esforços do governo e aconselhou a população a cuidar do sistema, com vista a servir outras gerações. 

 

                                                                                                               Angop

 

 

 

Archivos

Ultimos Posts