Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Uíge: Grupo técnico para política social considera positiva visita a província

Publicado por Muana Damba activado 27 Noviembre 2013, 13:05pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

images (5)

 

Uíge - A visita de constatação e avaliação do estado de implementação de diversas acções sociais à província do Uíge foi positiva considerou hoje a assessora para os Assuntos Sociais do vice-presidente da República e coordenadora adjunta do grupo técnico da Comissão para Política Social, Ana Paula dos Santos Correia Victor.

 

Falando à imprensa no fim do encontro de balanço que manteve com os directores provinciais,  Ana Paulo Correia Victor,  disse que durante a sua estada na região constatou de perto as dificuldades que a população está a enfrentar em termos de escola,  postos médicos e abastecimento de água potável.

 

A responsável afirmou ter tido também a oportunidade de visitar outras localidades, sobretudo,  alguns municípios onde ainda existem  tais problemas sociais.

 

Em relação ao sector social, adiantou que  os programas e projectos da província estão num bom caminho. " É evidente que há  alguns constrangimentos nomeadamente no sector da saúde na medida em que o número de hospitais e de profissionais é insuficiente,  tendo em conta a  demanda dos serviços do sector".

 

“ No dominio da educação,  o número de escolas e professores são insuficientes, declarou o responsável, salientando que muitos docentes abandonam a actividade por razões salariais”.

 

Para ela,  a província tem uma insuficiência no atendimento à primeira infância, mas disse que orientou o governo local no sentido de ver internamente como resolvér a situação, além de levá-la como uma recomendação aser atendida.

 

Na sua opinião,  deve-se criar lugares para os idosos para poderem passar o dia, terem  actividades de terapias e ocupacional, assistência médica,  alimentação e no fim do dia regressarem para as suas famílias.

 

Ana Paula dos Santos Correia Victor acrescentou que em relação às crianças também deve-se criar locais e pátios comunitários ou centros de educação para as mães das crianças que frequentam os centros.

 

Defendeu a  necessidades de formação de quadros para a área social, já que há um centro de formação de quadros em Luanda, que prepara técnicos para a área social.

 

" Há também centro de formação comunitária de infância, professores de educação pré-escolar, vigilantes de infância e para a terceira idade", referiu a coordenadora, acrescentando que a intenção do centro é formar mais e ter mais formadores no país, com vista a se abranger as 18  províncias de Angola.

 

Relativamente ao sector da juventude e desportos, Ana Paula Corréia Victor, disse que notou  a insuficiência de campos de futebol na província e também de mais formação de quadros para área de educação física.

 

Quanto à agricultura,  disse  ela , "vimos que a população do Uíge é camponesa e terá todo o apoio a nível do Estado para que os pequenos camponeses possam produzir mais".

 

Assegurou que neste momento, com a implementação do programa de compra de produtos do campo  localmente,  vai ajudar a vida dos camponeses na província do Uíge em  termos de produtos de consumo como fuba de bombó e de milho.

 

Sublinhou  ainda que das obras visitadas algumas têm boa qualidade, mas deve-se chamar atenção aos fiscais verificarem a qualidade para que não haja fissuras no fim da construção.

 

Para garantir a eficiência na execução das obras de pequenas dimensões nos diversos municípios, disse que o gpverno pretende optar por um mecanismo de descentralização, visando passar a responsabilidade às administrações municipais, para que sejam elas a contratarem também algumas empresas para construção de obras com qualidade.

 

Durante a sua estada na cidade no Uíge, a assessora para os Assuntos Sociais do vice-presidente da República e coordenadora adjunta do grupo técnico, visitou os municípios do Quitexi, Negage, Puri, Sanza Pombo,Bungo, Damba e Maquela do Zombo, onde avaliou estado das obras de construção bem como as suas dificuldades e recebeu dos administradores explicações pormenorizadas sobre o que se deve fazer para a melhoria nos municípios da região.

 

 

                                                                                                          Angop

 

 

 

Archivos

Ultimos Posts