Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Uíge entre as prioridades do Ministério de Energia e Água.

Publicado por Nkemo Sabay activado 28 Diciembre 2010, 02:42am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

O secretário do Estado da Energia, João Baptista Borges, afirmou hoje, na cidade do Uíge, que a província faz parte das regiões prioritárias do sector energético, nos próximos tempos, que visa o aumento e melhoria da qualidade da distribuição de energia eléctrica à população.

barragemkapanda

O responsável, que falava em representação da titular da pasta, Emanuela Vieira Lopes, durante um encontro com o governador da província, Paulo Pombolo, no quadro da inauguração da linha de transporte Lucala/Uíge, de 220 quilovolts (KV), sublinhou que o Ministério da Energia e Água (Minea), sob orientação do Executivo, está a traçar estratégias para fornecer energia eléctrica a todos os municípios do Uíge.
 
 
De acordo com João Baptista Borges, os municípios que se encontram próximos da linha de transporte Lucala/Uíje poderão beneficiar desta rede, enquanto para as mais distantes o sector poderá usar técnicas alternativas como construção de mini centrais hídricas ou a implementação de sistemas fotovoltaicos.
 
 
“Vamos fornecer energia eléctrica com essa nova rede para os municípios que se encontram próximo da linha, nos mais distantes implementaremos fontes alternativas que já fazem parte do programa do pelouro para esta província”, realçou.
 
 
Sobre a entrada em funcionamento da nova linha, o secretário de Estado enalteceu o governo da província pela disponibilidade apresentada no acompanhamento da obra e no apoio dado aos técnicos no terreno.

Salientou que o êxito do programa está ligado a um esforço conjugado e integrado do Executivo Central, ministério e o governo local.
 
 
Após a conclusão da linha Lucala/Uíge, cuja energia é fornecida através da Barragem de Kapanda, em Malanje, o responsável apelou ao governo local e à Empresa de Nacional de Energia (ENE) a se empenharem, cada vez mais, no sentido de melhorar o sistema de fornecimento e comercialização da energia eléctrica à população.

Referiu que se deve melhorar a qualidade do fornecimento de energia eléctrica, que implica reduzir as indisponibilidades e números de avarias, bem como o nível de voltagem e existir serviço comercial mais eficaz, com vista à valorização do produto.

“As autoridades locais e a ENE devem se esforçar, cada vez mais, no sentido da energia eléctrica ser mais valorizada, com o pagamento justo de acordo com o consumo do cliente. Neste processo podem ser envolvidos agentes comerciais privados locais, com vista a dinamizar o sistema e garantir o retorno financeiro feito pelo sector”, sustentou.

Na sua deslocação ao Uíge, João Baptista Borges faz-se acompanhar por uma delegação composta por directores nacionais, presidentes de conselhos de administrações de empresas do sector, bem como outros funcionários seniores e técnicos do Minea.

                                                                                                          Angop

Archivos

Ultimos Posts