Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Teddy recorda a figura de Diana Simão Nsimba.

Publicado por Muana Damba activado 6 Septiembre 2011, 11:57am

Etiquetas: #Música

 

 

Teddy Simão Nsingui, ex-Inter Palanca, actual guitarrista da Banda Movimento, grupo musical associado à Rádio Nacional de Angola, e um dos  músicos mais solicitados no escasso mercado de instrumentistas angolanos, recordou a figura de Diana Simão Nsimba nos seguintes termos:


“Ainda no Congo Democrático, eu seguia o trabalho musical desenvolvido pela orquestra “African Fiesta National”, do Tabuley Rochereau, da qual o Diana fez parte, tendo sido um dos seus mais proeminentes compositores e vocalista de grande mérito. No regresso a Angola, entrei com Diana Simão Nsimba e chegámos a Luanda em 30 de Setembro de 1976, pela fronteira de Kimbata. Na condição de guitarra solo, convidado pelo Matadidi Mário Bwana Kitoko, fiz parte de um grupo de seis músicos, que incluía o baixista Mog, os trompetistas Sassa e Domé, o baterista, Mick Jagger e os vocalistas Mustang e Diana, músicos que constituíram a primeira formação do Inter-Palanca.

Matadidi Mário
Depois juntou-se o Kinito, ‘tambores de fogo’, do  África Ritmos, e o Timex, que veio de Cabinda, na viola ritmo. Diana Nsimba Simão, além de uma excelente voz, reconhecida por todos, foi um grande compositor e todo o mundo sabe disso. Sinto-me orgulhoso, e recordo esta ocorrência com imensa tristeza, por ter acompanhado uma das primeiras músicas do Diana, “Valódia”, e depois a canção “Angola Nova”, dois temas que tiveram enorme sucesso, na época efervescente da canção política. Sinto-me consternado e lamento a morte do meu amigo e colega Diana Nsimba Simão, um verdadeiro artista que merece

ser recordado, é justo enaltecer, de forma digna”.

 

Matadidi Mário Mabele "Bwana Kitoko"

 

                                                                                                           J.A

Archivos

Ultimos Posts