Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Tabonta homenageia Neto.

Publicado por Nkemo Sabay activado 18 Septiembre 2010, 05:04am

Etiquetas: #Música

 

Artista apresenta hoje no Centro Cultural Agostinho Neto o seu primeiro álbum

Fotografia: Domingos Cadência


“Wele Neto o Tuna Yandi”, expressão kikongo, que em português significa “Neto morreu, mas está sempre connosco”, é o título do primeiro disco de originais do músico angolano Muzemba Gilberto “Tabonta”, a ser lançado hoje, a partir das 8 horas, no Centro Cultural Agostinho Neto, em Catete, província do Bengo.
Tabonta frisou ontem em entrevista ao Jornal de Angola que decidiu dar o título que deu ao CD porque foi a única forma que encontrou para homenagear Agostinho Neto.
O disco tem 12 faixas cantadas em kikongo, kimbundu, português, lingala e francês, nos estilos kizomba, semba, zouk, salsa, slow, bolero, sukuse e rumba, assim como sikilu e kimbondo, estilos folclóricos da República Democrática do Congo.
Nele constam músicas criadas e gravadas nos anos 70, como são os casos das canções “Wele Neto o Tuna Yandi”, que dá título ao disco gravada em 1979, e “Reconciliação Nacional”, feita em 1977.
O álbum inclui ainda músicas como “Sou Órfão”, “Ilha de Luanda”, “Ngodiongo”, “Nguizani”, “Ngui Mona Di Fundu”, “Viva Angola”, “Guta Sasa Kiesse”, “Bom Aniversário”, Mayi Ma Zokoto, “Kibongi”, “Sou uma Roseira” e “Kama Mona Mosiko”, escritas em França pelo artista, aquando da sua estadia em Paris.
O CD conta com a participação de músicos franceses, antilhanos e congoleses, alguns dos quais já actuaram na banda “Certeza de Paris”, com os artistas Franco, Koffi Olomide, Papá Wemba, Awilo Longomba, Bozi Bobwana e Werra Som. Entre eles constam nomes como Madoca, Olivier, Mavatiko Vicy, Maya, Félix, Paty Basse, Michel Basse, Fabrice, Double, Simolo e Patrícia Camaron. A produção, edição e distribuição está cargo da LS Produções.
Tabonta nasceu em 1951 na comuna de Camantambo, município da Damba, Uíge, mas cresceu até aos 13 anos no Congo Democrático. Começou a cantar em 1971, mas foi dois anos mais tarde que ficou conhecido como músico. Nesse ano, Tabonta, que era acólito da congregação cristã católica “Santo Sacramento”, no Congo Democrático, fazia parte do grupo coral da mesma congregação. De regresso a Luanda, em 1977, integrou o grupo “Emulação”, um ano mais tarde. Devido a desentendimentos com memebros do conjunto, desvinculou-se, passando a integrar a banda “Inter Palanca”, com Mogue, Teddy Nsingui, Clara Monteiro, Mayi, Double Baguette, Fely Nóa, Nanada Mulata, Nanda Preta, Tokodi, e Ngandó. Em 1979, gravou “Wele Neto o Tuna Yandi”, música que o lançou para o mercado musical.
Passou ainda pelo grupo “Instrumental 1º de Maio”, e partiu para França em 1983. Lá colaborou nos trabalhos de artistas congoleses e camaroneses e, em 1992, gravou e lançou um disco de vinil com seis faixas.

 

                                                                                                                                               J.A

Archivos

Ultimos Posts