Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Yangula to zibula

Publicado por Nkemo Sabay activado 9 Abril 2011, 08:37am

Etiquetas: #Vamos aprender Kikongo.

mngom012.jpg

                                                     Pintura de Manuel Ngombo

 

Eu nasci em Kinshasa no então Zaire de Mobutu, como se sabe, lá fala-se lingala e françês. Mas quando regressámos para Angola, em 1975, os meus pais obrigaram-me aprender o kicongo, porque segundo eles é a nossa língua. Para não falar mais lingala, por ser língua estrangeira, Kiaku-kiaku e kiangani-kiangani, diziam eles, traduz quem quizer.

 

Sempre respeitei o patriotismo da geração dos nossos pais, obrigaram-nos aprender os costumes e a língua da região que os viu nascer. Fizeram muito bem. Não tive  muita dificuldade em aprender Kicongo, porque os meus avôs sempre utilizaram esta língua para comunicarem comigo.

 

No dia que chegamos em Angola, a primeira palavra que eu aprendi, foi  Kanga ( fechar ) e Kutula (abrir ), porque estávamos a arranjar os embrulhos que transportámos de Kinshasa. Quando ordenei ao meu irmão menor, para fechar a porta falei assim : Eh Malungo (nome do irmão) Kanga nzo, o que significa : Ó Malungo fecha porta. Foram aplausos e felicitações que eu recebi por parte dos meus pais e outro parentes que estavam nos ajudar. Eh ndio(yo) muana ntinu ka longoka Kikoongo ( Este filho está apender kicongo rápido ) assim falavam e estavam contentes. Mas passados horas, dei ordens de novo ao mesmo irmão, desta vêz falei em vôz alta, pois esperava elógios. Falei de seguinte maneira: Manuel, kutula nzo, o que significaria, segundo o meu entender : Manuel, abra a porta! Não foram elógios que eu recebi mas risos, até,  ao rir tanto,  a minha tia Dikizeko caiu no chão. Estupefacto, perguntei a razão deste estranho comportamento, a resposta foi, Muana kikoongo, ka'vovanga ko " kutula nzo", nkasi " zibula nzo ". Foi a minha primeira lição. Enquanto a palavra Kutula não sei explicar em português, o que significa.

 

Meses depois já falava regularmente kikoongo.Uma  vez a minha avó mandou-me em kikoongo :" ...nda yangila eh nzo". Eu fui abrir bem a porta, porque estava meia aberta. Ela ficou furiosa," ...eh mono nvovele yangila, ka yangula ko !"  A confusão instalara -se no meu pobre cérebro, que até hoje não compreendo o que abrir e fechar, em kicongo, entre YANGILA , YANGULA, KUTULA e ZIBULA. 

 

Obrigado e saudações a todos.

 


 

 

                                                                                                                       Muanza Kiambuta

Archivos

Ultimos Posts