Uíge - O sector social no município de Ambuíla, província do
Uíge, registou, desde o ano de 2002, avanços com a construção de diferentes infra-estruturas que estão a melhorar as condições de vida dos munícipes, informou o administrador adjunto, Luís
António Banda.
Em declarações à imprensa, o administrador municipal adjunto de Ambuíla realçou os esforços do Executivo angolano nesse sentido, pois no referido município o número de salas de aulas subiu de dez para 87, em 12 anos.
O sector de saúde, prosseguiu, também registou melhorias significativas, o município possui actualmente 15 unidades sanitárias, número que considerou satisfatório face as necessidades do município.
Luís António Banda referiu que a situação de energia eléctrica melhorou muito. “O município dispõe de um grupo gerador de 600 KV, que fornece energia eléctrica para a vila”.
Em relação a água disse que os bairros adjacentes beneficiam de um sistema por gravidade que abastece a população.
Disse que 40 casas sociais estão já concluídas no quadro do programa habitacional em curso. Ressaltou que a meta é a construção de mais 200 moradias.
Reconheceu a degradação da estrada Quitexe/Ambuíla em consequência das chuvas que se abatem sobre a região, manifestando-se convicto que a situação será colmatada com a asfaltagem do troço em referência.
O município de Ambuíla, localizado a 100 quilómetros a noroeste da cidade do Uíge, tem uma população estimada em 88.542 habitantes. Tem como actividades principais a agricultura, pesca artesanal e um potencial turístico considerável.
Angop