Overblog Seguir este blog
Edit post Administration Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Secretário de Estado lança projecto "Água Para Todos" no Uíge

Publicado por Muana Damba activado 13 Enero 2013, 23:32pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 

 

Uige-DSC04748
Uíge - O secretário de Estado das Águas, Luís Filipe da Silva, lançou sexta-feira, na regedoria de Cangundo, município de Negage, província do Uíge, o projecto "Água Para Todos", que irá permitir a construção de 152 pequenos sistemas de abastecimentos de água em cinco províncias.
 
Trata-se de um projecto destinado às zonas rurais, com duração de dois anos, enquadrado no programa "Água Para Todos", que será implementado nas províncias do Uíge, Zaire, Kwanza Sul, Lunda Norte e Moxico, entretanto, as aldeias, regedorias e comunas são tidas como as principais beneficiárias do projecto.
 
Falando na cerimónia de consignação do projecto, Luís Filipe da Silva avançou, na presença do vice-governador para o sector económico e produtivo, Carlos Mendes Samba, que na a província do Uíge serão contempladas 24 localidades, que ainda contarão com lavandarias, balneários e chafarizes.
 
Segundo o secretário de Estado, a iniciativa vai também ser levada as áreas comunitárias, com vista a permitir que escolas e postos médicos tenham água canalizada.
 
Realçou que o projecto tem como objectivo levar a água potável a todas as famílias, uma vez que o referido líquido é indispensável à vida dos seres vivos, daí que quando tratada evita a transmissão de várias doenças que põem em risco a vida das populações.
 
Informou que o projecto vai ajudar na melhoria das condições de vida das famílias, tendo em conta que o acesso à água vai minimizar o problema de muitas famílias, sobretudo aquelas que percorriam longas distâncias à procura do produto.
 
"Vamos ter de acompanhar e fiscalizar as obras para que os serviços preconizados tenham uma qualidade e durabilidade. Também pedimos aos moradores que colaborem no acompanhamento dos trabalhos que serão executados nas respectivas localidades e para conservarem bem os empreendimentos já erguidos na localidade e outros que hão de surgir", sublinhou.
 
Apelou, de igual modo, aos empreiteiros o cumprimento dos prazos das obras, uma vez que o projecto contempla duas fases.
 
Para o vice-governador Carlos Mendes Samba, a iniciativa faz parte da responsabilidade do governo em dar uma vida de qualidade às famílias, onde a água ocupa um papel fundamental para a satisfação das suas necessidades, assim como para o desenvolvimento da região.
 
"Vamos continuar a empreender esforços no sentido de criarmos condições cada vez mais seguras para a nossa população, onde quer que ela vive. Estamos congratulados pela escolha da nossa província para servir como ponto de partida para o lançamento do projecto", argumentou o dirigente.
 
Já o encarregado da empresa Mitrelli, que irá executar os trabalhos, Amândio Fontes, comprometeu-se em tudo fazer para que as obras sejam entregues às administrações municipais e ao governo da província nos prazos estabelecidos.
 
Fez saber que o levantamento dos riachos e locais onde podem ser erguidos os sistemas estão a ser feitos pela empresa, o que, segundo ele, irá facilitar na qualidade desejada das obras.
 
A regedoria do Cangundo dista a cinco quilómetros a leste do município de Negage e a 39 da cidade do Uíge. Controla mais de 9.000 famílias que têm na agricultura a fonte de sobrevivência.
                                                                                                       Angop

Archivos

Ultimos Posts