Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Sam Mangwana canta na semana de África em Paris.

Publicado por Nkemo Sabay activado 31 Mayo 2011, 11:40am

Etiquetas: #Música

 

O cantor angolano Sam Mangwana abrilhantou com um toque romântico a festa de encerramento da Semana Africana na UNESCO, a 27 deste mês em Paris, que contou com a presença da primeira-ministra do Mali, Cisse Mariam Kaidama, e da directora-geral da UNESCO, Irina Bokova, além de diplomatas, políticos e outros convidados.

 
Músico com influências de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Congo e do Caribe, com um som de tenor, Sam Mangwana, um dos grandes intérpretes da rumba africana (soukus) apresentou melodias encantadoras e envolventes que cantam o triunfo do amor.
Canções já conhecidas, como Pátria querida e outras do seu álbum Cantos de esperança levaram muitas espectadoras ao palco, naquilo que ficou registado como ponto alto do encerramento da noite de gala da Semana Africana na UNESCO, depois das exibições de artistas do Burkina Faso, Burundi, Argélia, Camarões e Comores.

 Sam Mangwana

O cantor Sam Mangwana é um dos grandes intérpretes da rumba africana (soukous). O seu histórico regista a passagem pelos grupos seminais como África Tabu Ley Rocherau Fiesta e Franco TPOK Jazz,

 

A cerimónia de encerramento foi dirigida pelo presidente do Grupo Africano na UNESCO, Jean-Marie Adoua, delegado permanente da República do Congo junto desta organização que apelou à unidade de todo o continente face aos desafios do século XXI.
O público teve, a seguir, oportunidade de escutar uma mensagem do padrinho desta edição do evento, Nelson Mandela, proferida aquando da sua investidura como presidente da África do Sul, em 1994.

 

Exibições de filmes, exposições de arte, discussões temáticas marcaram a edição 2011 da Semana Africana na UNESCO, de 23 a 27de Maio, organizada pelo Grupo de Estados Africanos Membros da UNESCO, sob a Presidência da República Cong

 

A Semana Africana na UNESCO contou com actividades inspiradas no tema “África: desenvolvimento e Cultura da Paz”, e incluiu apresentações e debates sobre temas como: “O papel da juventude e das mulheres no renascimento da África e na consolidação da paz” e “África, prioridade global UNESCO”.
O evento constituiu uma oportunidade para apresentar os livros “África, terra de talentos”, do escritor Thibot de la Spierre, bem como “Rainhas da África e heroínas da diáspora negra”, de Sylvia Serbin.

 

 A semana terminou dia 27 de Maio com uma conferência sobre “A África e o Ano Internacional da Química”, seguida pela festa de gala na Sala I e um jantar de confraternização, onde cada país membro serviu as iguarias e pratos típicos da sua gastronomia.
                                                                                           Angop

Archivos

Ultimos Posts