Overblog Seguir este blog
Edit post Administration Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Ricardo Lemvo encontra-se me Mbanza Kongo

Publicado por Muana Damba activado 27 Diciembre 2012, 03:45am

Etiquetas: #Música

 

 

O músico angolano residente na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos de América, Ricardo Lemvo, encontra-se na cidade de Mbanza Kongo, na pronvícia do Zaire, para as produções musicais em palco.

 

A convite de um promotor local , o cantor vai participar na festa do São Silvestre nesta cidade histórica,  capital do antigo Reino do Kongo, acompanhado de um agrupamento musical de Luanda. Em conversação com a nossa redação, o artista afirmou ser um momento de orgulho estar na terra dos seus antepassados pela segunda vêz, a primeira, foi no ano passado, na festa da cidade. Na ocasião, vai entoar canções de kikongo, a língua nacional de angola falada naquela província nortenha, extraidas no seu rico repertório, constituido de canções de várias linguas,como Português, Kimbundo, Espanhol, Inglês, Lingala e Francês.

 

 

lemvo.jpg

                             Autor- Compositor de Talento, de origem angolana, Ricardo Lemvo

 

O acolhimento que lhe foi reservado pela parte da população de Mbanza Kongo, foi extraodinário,  e em contra partida, produz, em cada fim da tarde, em play-back, num dos centros cultural daquela cidade, onde canta em média 5 a 6 canções, em companhia de outros músicos.

 

Hoje estará em visita o município de Kwimba, na mesma província, onde terá um encontro com administração local, seus familiares e de informar-se da situação geral daquela localidade.

 

Recordamos que Ricardo Lenvo, nasceu na actual Republica Democrática do Congo, na vila de Kimpese, há escassos kilómetros da fronteira angolana, filho de refugiados angolanos, naturais de Kwimba. Em entrevista que tinha acordado a este espaço ( ver Ricardo Lemvo, um angolano em Los Angeles. ), o autor-compositor, declarou pertencer o clã de Lukeny, assim como o seu pai.

 

Encontra-se em Angola desde o princípio deste mês e prevê regressar em Los Angeles, em meado do mês Janeiro do ano proximo.

 

 

                                                                                                      Muana Damba

 

 


Archivos

Ultimos Posts