Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Responsável satisfeita com resultados do tratamento da fístula obstétrica

Publicado por Muana Damba activado 16 Mayo 2012, 14:08pm

Etiquetas: #Notícias da Damba

 

 

Uíge  - A representante do Fnuap (Fundo das Nações Unidas para a População) em Angola, Kourtoum Nacro, manifestou-se esta segunda-feira, na vila da Damba, satisfeita pelos sucessos alcançados pelos profissionais da saúde na região, no tratamento dos casos de fístula que chegam ao hospital daquela circunscrição, 155 quilómetros a norte da cidade do Uíge.

 

Kourtoum Nacro, que intervinha durante a abertura do II Workshop sobre o tratamento da fístula obstétrica complicada, reconheceu e  enalteceu os esforços do governo da província e da direcção provincial da saúde pelos resultados, que estão a restituir a dignidade as mulheres que padeciam do mal e consequentemente da melhoria da sua situação social.

 

“Para ampliação destas intervenções,  desafiou outras províncias, instituições e sectores no investimento da saúde para a juventude, o reforço dos quatro grandes pilares relacionados com a fístula obstétrica: a advocacia, a prevenção, o tratamento e a reintegração social”, enfatizou.

 

Fez saber também que a sua instituição, em colaboração com o governo local e o Ministério da Saúde, estão a implementar acções com resultados positivos sobre a prevenção e tratamento da fístula obstétrica.

 

Reconheceu, entretanto, que maior parte das mulheres angolanas com fístula obstétrica desconhece o que está a ser feito na Damba, onde o tratamento está disponível nesta unidade sanitária do sistema nacional de saúde e que é gratuito.

 

Apontou como principais factores para a ocorrência das fistulas obstétricas, a gravidez precoce, as distâncias para os serviços de saúde que impedem a sua procura atempada, o estatuto da mulher no seio da família e comunidade, bem como o limitado acesso à educação, informação e os cuidados de maternidade segura.

 

A administradora municipal da Damba, Maria Fernando Cavungo,  agradeceu a escolha do município da Damba para a realização do workshop, bem como da formação dos médicos angolanos que doravante unirão os esforços ao médico italiano para o tratamento dos casos de fístula obstétrica tanto no hospital provincial do Uíge,  como no município Sanza Pombo.

 

A responsável augura que a formação dos profissionais contribua para a solução dos problemas que afecta milhares de mulheres na província e no país, em geral.

 

 

                                                                                                          Angop

 

 



Archivos

Ultimos Posts