Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Representante do ACNUR trabalha no Uíge

Publicado por Muana Damba activado 5 Junio 2012, 10:38am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 


Uíge - O representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados na província do Uíge, Sanda Kimbimbi, está desde hoje, em visita de trabalho à província, onde vai constatar as condições de recepção dos angolanos que a regressar da RDC, onde radicavam como refugiados.
 
Falando hoje à imprensa, disse que o objectivo da vinda a esta província é analisar com as autoridades angolanas como é que se pode fazer, como último esforço, para ajudar os refugiados que ainda se encontram em países vizinhos, como República Democrática do Congo, Botswana, Namíbia e Zâmbia, para que possam também regressar às suas terras de origem, para que possam contribuir para o desenvolvimento do país.
 
"Vamos analisar o que pode ser feito para ajudar no máximo os refugiados que estão em países vizinho", reforçou, avançando que o prazo do regresso dos angolanos refugiados ao país termina dia 30 de Junho.
 
Para tal, avançou, é necessário que se estude um mecanismo para conseguir trazer de regresso um bom número de angolanos em condição de refugiados.
 
Asseverou, por outro lado, a necessidade de se ajudar aqueles que estavam ainda nestes países como refugiados e que ainda têm a vontade de regressar a Angola e que não poderão voltar por motivos alheios a sua vontade. 
 
Sanda Kimbimbi assegurou que depois do fim do regulamento que dita o término do estatuto de refugiados nos países onde se encontram, poderão ficar nesses países, ainda, pelo menos 30 mil pessoas, que já têm manifestado a vontade de regressar a Angola e que assinaram os documentos que autorizam o seu regresso.
 
O representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados efectua hoje uma visita de constatação à província e esta terça feira desloca-se a Maquela do Zombo, onde visitará o posto fronteiriço de Quimbata e o centro de acolhimento dos angolanos provenientes da RDC.
                                                                                                         
                                                                                                            Angop


Archivos

Ultimos Posts