Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Registo eleitoral ultrapassa expectativas.

Publicado por Nkemo Sabay activado 12 Septiembre 2010, 02:45am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 

uigecidade

A Comissão Executiva Provincial para o Processo Eleitoral anunciou quinta-feira, na cidade do Uíge, que no período compreendido entre 30 de Agosto a 7 de Setembro foram registados 15.368 eleitores.
Segundo o coordenador da comissão executiva, Avelino Martins, estes números ultrapassam as expectativas.
Em conferência de imprensa, Avelino Martins afirmou que nesta fase de actualização previa-se o registo de15.178 pessoas, número que deve ser largamente ultrapassado, uma vez que faltam ainda certa de três semanas para a conclusão do processo.
O coordenador da Comissão Executiva Provincial Eleitoral lembrou que a fase de actualização do registo eleitoral termina no dia 30 e acredita que até lá muitos eleitores podem ser ainda registados.
O município do Uíge, como maior centro de concentração populacional da província, lidera as estatísticas, com 5.215 eleitores registados.
“A população está a acorrer em massa aos postos de registo eleitoral instalados nos municípios, sobretudo os angolanos provenientes da República Democrática do Congo e os jovens que até 31 de Dezembro vão completar dezoito anos”, referiu.
O responsável pelo registo eleitoral no Uíge assegurou que neste processo estão envolvidas 26 brigadas, sendo dezasseis fixas e dez móveis e 141 brigadistas e chefes de brigadas. Avelino Martins avançou que no próximo ano as brigadas de registo vão ser substituídas por postos fixos, a serem instalados nas comissões executivas municipais.

Apoio aéreo

Para fazer chegar os brigadistas às áreas de difícil acesso estão a ser utilizados helicópteros da Força Aérea Nacional.
“Temos algumas dificuldades em chegar a algumas comunas, devido ao estado degradado das vias. Para solucionarmos este problema estamos a utilizar helicópteros, o que já nos permitiu o registo nas comunas de Icoca, no município de Quimbele, Sacandica e Kuilo-Futa, em Maquela do Zombo”, referiu.

Polícia Bacional recupera material em Malange

O Comando provincial da Polícia Nacional recuperou ontem, em Malange, quatro computadores portáteis furtados na passada terça-feira, no posto de registo eleitoral do bairro da Maxinde.
De acordo com o relatório semanal do Comando provincial da Polícia Nacional
referente ao período de 31 de Agosto a 7 de Setembro, o suposto assaltante já se encontra a contas com a justiça. O documento revela que, no mesmo período, o Comando Provincial da Polícia Nacional registou 10 crimes de natureza diversa, havendo uma diminuição de nove casos em relação à semana anterior.

Educação cívica redobrada

O coordenador em exercício da Comissão Executiva do Processo Eleitoral no Cunene, Álvaro Freitas, defendeu ontem a necessidade de se redobrar a sensibilização e educação cívica da população, visando o maior número de registo de cidadãos.
Em declarações à Angop, Álvaro Freitas disse que deve ser feito muito mais no quadro da mobilização dos cidadãos para o registo eleitoral.
“No Cunene prevê-se registar 6.792 novos eleitores, mas este número pode vir a aumentar com a intensificação da educação cívica, principalmente naquelas áreas onde a comunicação não chega com facilidade”, sublinhou.
Segundo o mesmo responsável, até ontem foram registados 6.300 cidadãos em todos os municípios da província.
Álvaro Freitas frisou que o registo eleitoral tem decorrido sem sobressalto, tendo garantido as condições logísticas, transporte e alojamento.
Referiu que para esta fase estão mobilizadas seis unidades registadoras junto das administrações municipais e oito brigadas de registo com 40 brigadistas cada subdivididos em 19 postos.

 

                                                                                                                            António Capitão / J.A

Archivos

Ultimos Posts