Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Recomendado reforço dos mecanismos de cooperação para melhoria da investigação

Publicado por Muana Damba activado 27 Septiembre 2013, 11:46am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

555577 262740413813339 193515741 n

                                 Universidade Kimpa Vita, na cidade do Uíge.

 

Os participantes da conferência sobre os Resultados de Trabalhos de Investigação Científica das universidades Técnica de Dresden-Alemanha e Kimpa Vita(Angola) recomendaram hoje, quinta-feira, na província do Uíge, o reforço de mecanismos de cooperação entre as duas instituições, com vista o melhoramento, cada vez mais, das condições de investigação.

 

Os conferencistas indicaram ainda que a necessidade de se fomentar a investigação cientifica visa a exploração da biodiversidade na  7ª região académica de Angola, assim como a formação de estudantes para serem os futuros gestores do Jardim Botânico do Uige.

 

Na cerimonia de abertura da conferência, o reitor da Universidade Kimpa Vita, Carlos Diakanamua, afirmou que a construção de Jardim Botânico do Uige já é uma realidade, fruto da cooperação entre as duas universidades (Dresden e Kimpavita).

 

Por sua vez, a directora nacional para Formação Avançada e Investigação Científica do Ensino Superior no Uíge, Inês Massuquinini, disse que a conferência, ora realizada, vai contribuir para que mais pessoas se aperfeiçoem no capítulo da investigação científica.

 

“ O país precisa de mais resultados de investigação científica e de mais inovações com base nas investigações científicas. Assim, a constituição de equipas de investigação científica (…) dependerá dos esforços que fizermos na área da ciência e do conhecimento. A nossa capacidade, em produzirmos os resultados de investigação científica será um valor acrescido na economia e na sociedade", salientou.

 

Inês Massuquinini fez saber que há necessidade de cooperação ente o mundo académico e o tecido empresarial de modo a se explorar, cada vez mais, o valor comercial das investigações.

 

Os resultados dos trabalhos de investigação científica apresentados, com a participação de mais de 170 individualidades, entre estudantes e  académicos  é fruto de uma pesquisa que contou com a participação direita de docentes da Universidade Dresden de Alemanha.

 

Dados dos mesmos resultados da investigação cientifica no domínio da botânica dão conta que em 2011 foram conhecidas 159 espécies de plantas. Em 2012 já foram descobertas 138 outras, das quais 55 são consideradas novas na região de Angola.

 

A Universidade Técnica de Dresden é a maior universidade da Saxónia e é considerada uma das mais antigas e renomadas universidades técnicas da Alemanha.

 

 

                                                                                                     Angop

 

 

 

Archivos

Ultimos Posts