Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Recomendada criação de associações de terapeutas tradicionais

Publicado por Muana Damba activado 11 Julio 2012, 08:05am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 


Angop
Secretária do PR para Assuntos Sociais, Rosa Pacavira
Secretária do PR para Assuntos Sociais, Rosa Pacavira
Uíge - A secretária do Presidente da República para os Assuntos Sociais, Rosa Pacavira, apelou, segunda-feira, no Cine Ginásio da cidade do Uíge, a necessidade dos terapeutas tradicionais se organizarem em associações e cooperativas.
 
A responsável fez esse apelo quando presidia a sessão de encerramento do Fórum Regional sobre a Medicina Tradicional e práticas complementares 
abrangendo as províncias do Uíge, Zaire e Cabinda.
 
Como disse, a organização dos homens da medicina tradicional em cooperativas e associações facilitará o apoio dos mesmos por parte das estruturas do Governo a todos os níveis.
 
“Cada província aqui presente vai continuar a trabalhar para que consigam se organizar em associações e cooperativas de Terapeutas e parteiras tradicionais”, referiu.
 
Fez lembrar que o executivo angolano liderado pelo Presidente José Eduardo dos Santos tudo está a fazer para melhorar as condições de vida da população e os do ramo da medicina tradicional, não é uma excepção.
 
Rosa Pacavira deu também a conhecer que após a realização dos fóruns regionais acontecerá o encontro nacional, com a presença do Chefe do Estado, onde estarão representadas todas as províncias para em conjunto encontrar saídas para os diversos problemas apresentados.
 
Agradeceu na oportunidade a abnegação do governador da Província do Uíge, Paulo Pombolo e seu executivo pelas condições criadas que propiciaram a realização exitiosa do Fórum Regional sobre a Medicina Tradicional e Práticas Complementares.
 
O Encontro presidido pelo Ministro da Saúde, José Vieira Dias Van-Dúnem, estiveram também presentes os Vice-ministros da Comunicação Social, Planeamento, Saúde, Secretários do Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Rural, do Orçamento, Reitores das Universidades Kimpa VIta, 11 de Novembro e Metodista de Angola.
 
Vice-governadores provinciais, directores nacionais, administradores municipais, assim como entidades tradicionais, religiosas, sociedade civil e demais convidados, marcaram também presença ao Fórum Regional sobre a Medicina Tradicional.
 
O mesmo que teve entre outros objectivos, a integração da Medicina natural ao Sistema Nacional de Saúde, realizou em sistema de palestras abordados  em quatro comissões de trabalhos.
                                                                         
                                                                                                             Angop

Archivos

Ultimos Posts