Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Queda de galho da árvore "Yala-a-Nkuwu" motiva realização de ritual tradicional.

Publicado por Muana Damba activado 15 Diciembre 2011, 13:54pm

Etiquetas: #Notícias do país

 6623753               Kukumbimbi, há escassos metros do Yala Nkuwu, lugares sagrados dos bakongos.

 
Mbanza Kongo - A queda de um galho da árvore centenária denominada " Yala-a-Nkuwu", em Mbanza Kongo província do Zaire, ocorrida no passado dia 8 de Dezembro, motivou a realização, na noite desta terça-feira, de um ritual tradicional, como recomendam os costumes ancestrais locais.
 
Falando hoje à Angop, o coordenador local das autoridades tradicionais, Afonso Mendes, explicou que desde os tempos remotos a queda de um galho da mesma árvore é prenúncio de uma tragédia, razão pelo qual é necessário um ritual, sob a orientação de uma entidade tradicional conhecida por " Kongo Nenganga", mestre kimbanda, que serve para apaziguar os maus espíritos.
 
Segundo a entidade tradicional, durante a vigência do Reino do Kongo, um derrube do ramo desta árvore podia significar a derrota do exército congolês na frente de combate, a morte do rei ou de outra entidade importante do reinado.
 
Afonso Mendes apelou a população para o respeito da cultura, dos hábitos e costumes ancestrais, bem como a sua preservação e divulgação às actuais e futuras gerações visando a sua perpetuação. 
 
Participaram na cerimónia governantes, membros das autoridades tradicionais, responsáveis da cultura, membros da equipa técnica do projecto " Mbanza-Kongo, cidade a desenterrar para preservar", chefiada pela sua coordenadora, Sónia da Silva António.
 
Alguns historiadores aventam a hipótese de a árvore misteriosa e sagrada "Yala-a-Nkuwu" ter sido plantada antes ou depois de 1483.
                     
                                                                                                     Angop

Archivos

Ultimos Posts