Overblog Seguir este blog
Edit post Administration Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Promessas assumidas pelo governo são materializadas no próximo ano

Publicado por Muana Damba activado 29 Diciembre 2012, 00:21am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 

 20121227081740prom ass

                                 Governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo (foto de F. Botelho)

 

O governador provincial do Uíge salientou importância de se cumprirem as promessas assumidas perante o povo, com a participação de todos.


Ao discursar numa cerimónia perante membros do governo provincial, o governador garantiu que o próximo ano é o da concretização das promessas e o início de um ciclo de realizações e de preparação para se satisfazerem as necessidades da população ainda não satisfeitas.


Paulo Pombolo pediu aos membros do governo e à população que pautem o comportamento pela unidade, disciplina, coesão e responsabilidade “no cumprimento das tarefas agendadas pelo Executivo”.
O governador lembrou as principais realizações deste ano na província, entre as quais a edificação de várias infra-estruturas, conclusão das obras do novo palácio do governador, construção de seis hospitais municipais, reabilitação e ampliação do Aeroporto Provincial, do Palácio da Justiça, da escola pré universitária do Uíge, hospitais provincial e municipal.


Também foram concluídas, disse o governador, 160 escolas primárias, do I e II ciclos do ensino secundário e 11, na sede capital da província, em fase de conclusão.


Todas essas infra-estruturas, recordou, foram construídas no âmbito do programa de combate à pobreza. A sede da província, anunciou o governador, vai ter mais cerca de 130 novas salas de aulas devidamente equipadas.


Neste ano a província também passou a ter o complexo agro-pecuário do Negage, foram distribuídos meios de transporte para o comércio rural, melhorado o sinal da televisão e de rádio nos municípios e abertos dois bancos comerciais.


Novas fábricas

Nos próximos dias é inaugurada uma fábrica de água mineral e outra de cerâmica que, sublinhou o governador, “constituem também ganhos de 2012”. “Essa dinâmica do crescimento e da vitalidade das diversas acções na província continua no próximo ano, uma vez que novos projectos de impacto social são desenvolvidos, porque a nossa meta é transformar o Uíge numa província robusta economicamente, respondendo aos legítimos anseios da população”, disse. Recentemente, o governador manifestou o seu desagrado pela qualidade de algumas obras, durante um encontro com os responsáveis das principais empresas de construção que actuam na província.


Paulo Pombolo revelou a existência de verbas para a construção de escolas, centros de saúde e habitações sociais nos 16 municípios, mas lamentou o facto de muitos empreiteiros falharem a execução dos projectos. “Isso é mau para uma província que carece de vários equipamentos sociais”, disse.



                                              J.A

 


Archivos

Ultimos Posts