Overblog Seguir este blog
Edit post Administration Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Projecto e-Net chega às escolas do Uíge

Publicado por Muana Damba activado 16 Diciembre 2012, 00:56am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 

 

Por Nicodemos Paulo

 

anetuige.jpg

 

O projecto e-Net, que consiste na instalação de equipamentos informáticos com acesso à Internet, nas escolas do país, está a ser incrementado no Uíge, através de uma parceria entre o Ministério da Educação, a Unitel e a Huawei.


À semelhança de Luanda, onde foi feito o lançamento do projecto-piloto, a iniciativa, que vai na sua segunda fase, chegou agora ao Uíge, mais concretamente à escola do II Ciclo do Ensino Secundário do Negage, para permitir aos alunos o acesso gratuito à internet, enquanto ferramenta essencial para a pesquisa académica e interacção social.


Com este projecto, as três entidades pretendem proporcionar aos adolescentes e jovens angolanos o acesso à Internet, promover o hábito da pesquisa académica junto dos estudantes e estimular a sua utilização como ferramenta de comunicação e interacção social.


A secundária do Negage tem agora, numa das suas salas, oito computadores ligados à Internet. “O objectivo é contribuir para uma maior aprendizagem dos adolescentes, pondo-lhes à disposição ferramentas e técnicas que facilitem a aprendizagem, alertando os estudantes para o facto de uma biblioteca virtual ser sempre necessária, pois é uma forma de chegar as matérias que não temos de forma física”, explicou o delegado regional norte da Unitel, que inaugurou a sala. Rosário Lemos afirmou que a Unitel vai continuar a levar o projecto a outros municípios da província, para que mais alunos tenham acesso à Internet nas suas escolas. “A ideia não é fazermos delas Cyber Cafés, mas sim bibliotecas virtuais, onde os professores vão supervisionar as leituras e bloquear qualquer computador, sempre que os alunos se desviarem para matérias sem interesse educativo”, referiu.


O director da escola, João Buco Atuanga, enalteceu a iniciativa da Unitel e pediu para o projecto ser extensivo a outras escolas do município. “Os meios postos à nossa disposição vão ser bem cuidados”, garantiu.Felizarda Nguimbilo, aluno da 11ª classe, disse que a sala de Internet vai ajudar a pesquisa bibliográfica dos estudantes do município do Negage, uma vez que eram obrigados a deslocar-se até à cidade do Uíge para efectuarem uma simples pesquisa. “Não havia um único cyber a funcionar com regularidade. Isso tornava difícil o processo de ensino e aprendizagem na localidade”, afirmou.
O projecto e-NET é uma iniciativa da Unitel, empresa provedora do serviço de internet e responsável pela gestão e supervisão do projecto, que tem como parceiros directos a Huawei, fornecedora dos computadores, e o Ministério da Educação, como entidade executora.

 

 

                                                                                                J.A

 

Archivos

Ultimos Posts