Maria Cavungo que falava à Angop, destacou que os programas de intervenção municipal,
de Investimentos públicos e municipal Integrado, são os que têm vindo a melhorar cada vez mais as condições de vida das populações naquele município.
Para a responsável, a implementação desses programas está a viabilizar a construção de várias infra-estruturas no campo social e económico, proporcionando melhorias nas condições básicas de vida dos munícipes.
Graças aos referidos programas, realçou, foi possível a construção e apetrechamento de 11 escolas primárias em algumas regedorias, com 44 salas de aula que absorveram 3.690 alunos, em dois turnos e um complexo escolar de 26 salas, uma escola do I e II ciclos do ensino secundário na sede do município, a reabilitação de três outras primárias, assim como a construção e apetrechamento de oito postos de saúde.
Destacou igualmente a reabilitação e apetrechamento da maternidade Rainha Santa Isabel (sede do município), a construção de 50 casas evolutivas e outras sociais, quadras polidesportivas na sede do município e na comuna do Nsosso, construção e apetrechamento da casa do administrador comunal do Nsosso e outros.
A administradora municipal referiu ainda ter melhorado o fornecimento da energia eléctrica, com a instalação de um grupo gerador de 630 KV, que atende 301 consumidores da sede do município e algumas residências das povoações de Kiteka, Mabubu, Sala Bongui, Dezasseis e Kimbanguista.
A maternidade Rainha Isabel na sede do município foi reabilitada
Quanto a água, esclareceu, que está prevista a extensão da rede da distribuição do sistema de bombagem montado o ano transacto para a vila da Damba, assim como para os demais bairros periféricos da localidade.
“Também as populações das comunas do Nsosso, Nkama Ntambo e Nkusu já beneficiam da água potável desde 2012, cujos sistemas funcionam de forma satisfatória”, precisou, acrescentando que o programa vai continuar com aquisição de grupos geradores para a iluminação pública e domiciliaria das sedes comunais.
Maria Cavungo, perspectiva para o ano em curso, a construção de 256 novas salas de aula, assim como o enquadramento de 120 professores, com vista a colmatar a situação nesse domínio.
Localizado a norte da cidade do Uíge e com uma população estimada em 197 quilómetros quadrados, a comuna da Damba possui uma população estimada em 175 mil habitantes distribuídos em 312 povoações.
Angop