Overblog Seguir este blog
Edit post Administration Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Produzidas mais de um milhão de toneladas de produtos agrícolas

Publicado por Muana Damba activado 13 Diciembre 2012, 12:18pm

Etiquetas: #Notícias do país

 

 

20110402105313zonaUíge  - Um milhão 615 mil 240 toneladas de produtos diversos foram  produzidos no ano agrícola 2011/ 2012,  na província do Uíge, por mil e 400 associações de camponeses e 20 cooperativas agrícolas, informou hoje, à Angop, o director do Instituto do Desenvolvimento Agrário (IDA), no Uíge, Miguel Mbemba Mata.

 

Segundo o responsável,  houve um aumento da produção em relação a igual período do ano agrícola 2010/2011, em que foi recolhido um milhão 108 mil 976 toneladas de produtos diversos, entre os associados e camponeses agrupados em  cooperativas agrícolas.

 

Miguel Mbemba Mata avançou que neste período,  em análise,  foram desbravadas igualmente 540 mil 715 hectares de terras aráveis, contra 479 mil 173 outros hectares do ano agrícola 2010/2011.

 

 "Nós podemos dizer que o ano agrícola 2011/12 foi positivo,  por haver aumento de produção, além da estiagem que assolou a província, de Dezembro de 2011 à Fevereiro do ano 2012", disse.

 

 Realçou que a estiagem não afectou bem a província do Uíge e, por outro lado, a seca aconteceu no momento da reprodução de amendoim, milho e feijão, e não atingiu muito a produção  da mandioca,  batata-doce e outras hortaliças.

 

 O responsável disse que no ano agrícola 2011/2012, 150 associações tiveram sorte de beneficiar créditos agrícolas, com máquinas de lavouras, catanas, limas, enxada, machados e outros instrumentos de trabalho.

 

Adiantou que o governo  está envidando esforços para que todas associações e cooperativas beneficiem de crédito agrícola, para melhorar o  fomento da agricultura, no âmbito de combate a fome e a pobreza.

 

Frisou que a província do Uíge é potencial em termos de campos agrícolas, adiantando que em certas localidades o camponês não consegue comercializar grandes quantidades de produtos, por falta de meios de transportes apropriados.

 

 Apontou que só com crédito agrícola o camponês pode desenvolver os seus trabalhos no campo e na comercialização, acrescentando que  para melhorar  o fomento da produção agricola  na região é preciso boas estradas e mais créditos de campanha em todos municípios.

 

Miguel Mbemba Mata disse que 94 técnicos da IDA estão envolvidos no controlo das actividades do campo, para uma melhor assistência mas o Instituto necessita de 104 especialistas.

 

 Salientou que  o IDA carece  ainda de meios de transporte, dos 16 municípios que compõem a província do Uíge, apenas cinco municípios  possuem  viaturas, nomeadamente, Negage, Damba, Sanza Pombo, Maquela do Zombo e Cangola.

 

A província do Uíge produz arroz,  feijão, milho, inhame, gergelim, amendoim, banana, café, batata-doce e rena entre outros.

 

 

                                                                                                              Angop

 

 

 

 

Archivos

Ultimos Posts