Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Produzidas mais de duas mil toneladas de café mabuba em 2010

Publicado por Nkemo Sabay activado 26 Enero 2011, 01:11am

Etiquetas: #Notícias da Damba

 

                                  Café Bourbon no pé (foto: DoDesign-s)

 

Duas mil e 153 toneladas de café mabuba foram colhidas na safra 2010, por cafeicultores da província do Uíge, indicou sexta-feira fonte do sector.

 

 

A cifra superou as previsões do departamento provincial do Instituto Nacional de Café de Angola (INCA) no Uíge, que esperava a colheita de cerca de duas mil toneladas na safra transacta.

 

 
 

O chefe do Departamento provincial do INCA no Uíge, Vasco Gonçalves, declarou à Angop que a quantidade colheu-se apenas nos municípios do Songo, Uige, Quitexe, Negage, Mucaba e Bembe.

 

 
 

Quanto a comercialização do café, referiu que o sector organizou dois mercados rurais em 2010, nos municípios do Songo e Mucaba, onde foram comercializadas mais de 100 toneladas de café.

 

 
 

Realçou que o sector cafeícola submeteu ao governo do Uíge um programa de comercialização do café, já aprovado, aguardando-se pelo seu financiamento.

 

 

Mencionou que o programa de café submetido ao governo local está estimado em 33 milhões de kwanzas e o valor se servirá para a compra do café em posse dos produtores, calculada em mais quatro mil toneladas de café mabuba.

 

 

Vasco Gonçalves adiantou que em 2010, o sector trabalhou também na produção de mudas (alfobres), na comercialização, assim como na formação de quadros do sector, assim como de 100 líderes comunitários.

 

 

No domínio de produção de mudas, lançara-se mais de 200 mil mudas de café robusto e amboim, em 100 hectares, além de 30 viveiros comunitários dos produtores sob auxílio das brigadas técnicas do sector.

 

 
 

Salientou que o governo da província, na sua politica de relançamento da produção do café, constituiu em 2010 quatro outras brigadas técnicas do café para os municípios de Buengas, Mucaba, Damba e Sanza Pombo, elevando para oito o número de brigadas na província.

 

 
 
 

Vasco Gonçalves solicitou ao empresariado local a investir no domínio de indústria transformador do café (torrefacção), por ser um negócio rentável gerador de empregos.

 

 
 
 
Exemplificou que o quilograma de café mabuba é vendido a 30 kwanzas (kz) e a unidade de café comercial a kz 60, enquanto o kg de café em pó, da única torrefacção na província, custa no mínimo 300 kwanzas.
                                                                                            Angop
 
 
 

 

Archivos

Ultimos Posts