Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Precisa-se um núcleo universitário em Mucaba.

Publicado por Nkemo Sabay activado 5 Julio 2010, 00:29am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 

                                         Cedida por Edgar Moreno enviada por Ivo Cardoso 3

 

O secretário municipal da Associação dos Professores Angolanos (APA) em Mucaba (Uíge), Mateus Quixona, solicitou  este sábado, ao governo local, a abertura na circunscrição de um núcleo universitário.

 

Em declarações hoje, à Angop no final das celebrações do 25º aniversário da APA, assinalado sexta-feira, responsável reconheceu que a falta de um núcleo de ensino superior na localidade tem obrigado a deslocação dos docentes à cidade do Uíge para darem continuidade a sua formação académica.

 

"Queremos que haja uma unidade universitária na região para que os professores com o ensino médio colocados em Mucaba prossigam os seus estudos e contribuam para desenvolvimento deste município", disse. 


Mateus Quixona afirmou haver necessidade de se recrutar  19 novos professores com nível superior para atender a escola do II ciclo do ensino secundário, assim como 70 outros para primeiro ciclo e 48 para o nível primário, respectivamente, com vista cobrir as vagas existentes. 


Apontou como dificuldades a  escassez de material didáctico, falta de escolas algumas aldeias, com destaque para o Wando e o apetrechamento das unidades construídas, bem como o não enquadramento dos professores nos seus respectivos escalões.

 

O sector de educação no município de Mucaba controla 535 professores desde o ensino primário até ao II ciclo do ensino secundário, que estão divididos em 44 escolas com mais de 60 salas de aulas. 

 

Para o presente ano lectivo  foram matriculados 10.836 alunos, contra 10.225 do ano transacto. A nível da alfabetização estão controlados 946 estudantes e 29 alfabetizadores.

 

                                                                                                 Angop

 

 

Archivos

Ultimos Posts