Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


População do Songo ganha novas infra-estruturas sociais

Publicado por Muana Damba activado 31 Julio 2012, 03:01am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 


Uíge - A população do município do Songo, 40 quilómetros a norte da cidade do Uíge, ganhou nesta segunda-feira cinco novas infra-estruturas sociais, construídas pela administração local, no âmbito do programa de combate à fome e à pobreza.
 
Trata-se de duas escolas primárias, dois postos de saúde, sistemas de captação, tratamento e distribuição de água potável e de iluminação pública da Vila do Songo.
 
As escolas foram construídas nas localidades de Kimalalo, a 20 quilómetros a sul da Vila do Songo, com 12 salas de aula, gabinetes do director e seu adjunto, secretaria, casas de banho para professores e alunos e tem a capacidade para albergar 840 alunos em dois turnos, assim como um campo multiuso e orçou em 500 mil dólares.
 
A outra escola foi erguida na aldeia Denga, a 22 quilómetros a nordeste da sede municipal do Songo, comportando seis salas de aula, gabinete do director e subdirector e uma secretaria, absorvendo 420 alunos, também em dois turnos.
 
Os habitantes das localidades de Kimacuna e Denga (22 e 15 quilómetros a nordeste do Songo) beneficiaram também de um posto de saúde cada, com farmácia, duas salas de observação com duas camas cada, outras de parto com duas marquesas, consultórios e salas de tratamento.
 
 Já na sede municipal do Songo foi inaugurado o sistema de abastecimento e distribuição de água potável com capacidade para bombear 85 metros cúbicos
de água por hora e a iluminação pública através do grupo gerador de 650 KAV, ambos vão beneficiar cerca de sete mil habitantes.
 
A inauguração dos referidos empreendimentos foi presidido pelo governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, que na ocasião pediu aos beneficiários para cuidarem dos bens colocados à sua disposição.
 
Durante a sua digressão ao município do Songo, Paulo Pombolo visitou igualmente as casas sociais em construção no âmbito do projecto habitacional do governo, residência de funcionários, bem como o alpendre do hospital municipal todos na sede municipal do Songo.
 
O município do Songo é um dos 16 que compõem a província do Uíge, tem uma comuna, 13 regedorias, 81 aldeias e uma população estimada em cerda de 44 mil habitantes, na sua maioria camponesa.
 
Integraram a comitiva liderada pelo Paulo Pombolo deputados à Assembleia Nacional para o círculo provincial, vice-governadores do Uíge para sector de infra-estruturas, político e social, económico e produtivos, respectivamente, Afonso Luviluku, Maria Fernandes da Silva e Carlos Samba.
                                                                                                                       Angop


Archivos

Ultimos Posts