Overblog Seguir este blog
Edit post Administration Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


População do Zambi deve continuar unida

Publicado por Muana Damba activado 14 Enero 2013, 12:40pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 

397217 234207419988266 100001970284179 526949 1741-copie-1

Uíge   - O  novo administrador do município do Uíge, Altamiro Inocêncio Benjamim, recentemente nomeado pelo governador provincial, exortou, sábado, a população da povoação do Zambi, a sudeste da cidade capial provincial,  no sentido de continuar a trabalhar unida para uma  melhor contribuição em actividades sociais nas comunidades.

 

Falando no âmbito da sua visita de constatação a essa povoação sobre o modo de vida da população, disse que se todos estiverem unidos com uma direcção, é fácil conseguir-se realizar uma actividade em prol do bem-estar da comunidade.

 

 "Vamos arregaçar as mangas unidos,  trabalhando agrupados em  cooperativas, associações agrícolas, de artesanais e de olarias, na construção de estradas, habitações e outras obras para o bem da população", reforçou.

 

Adiantou ter visitado a povoação com o fito de ouvir os problemas que afligem a população.

 

O administrador disse que durante o seu mandato, primeiro irá implementar o programa de água para todos, o da construção de casas sociais, postos de saúde, escolas, estradas e outros empreendimentos.

 

Referiu que dentro dos programas do governo, a administração pretendente construir na aldeia Zambi mais um posto de saúde, uma escola condigna e montar um sistema de água canalizada.

 

Apelou igualmente a população do Zambi a velar também pelo saneamento básico,fazendo limpeza à volta das casas, quintais, estradas, para a melhor circulação de pessoas e bens.

 

 Altamiro Benjamim foi nomeado e empossado em Janeiro do ano corrente pelo governador Paulo Pombolo, sendo essa a primeira visita de campo que o mesmo realizou.

 

 

População da povoação de Zambi necessita de três salas de aulas

 

 

Uíge - A população da povoação do Zambi, 25 quilómetros da cidade do Uíge, necessita de três salas de aulas, para alberar mais de 100 alunos que estudam em salas impróprias, informou hoje, à Angop, o soba da referida povoação, Lopes Mesa.
 
Segundo o soba, na povoação já tem duas salas de aulas que tornaram muito insuficiente devido a explosão escolar, adiantando que cerca de 140 crianças, distribuídas em dois turnos, estudam nas igrejas.
 
Lopes Mesa referiu que a povoação já beneficiou de um posto de saúde de raiz, construído no âmbito do Programa de Investimentos Públicos.
 
Por sua vez, o século Manuel Kilóla disse que além de necessidade de três salas de aulas, a povoação precisa também de água canalizada, boa estrada e energia.
 
O sobado do Zambi controla uma população estimada de dois mil e 14 habitantes na sua maioria camponesa, produz café, milho, mandioca, feijão, banana, batata, doce e rena, amendoim e outros.

 

 

                                                                                                                   Angop

 

 

 

Archivos

Ultimos Posts