Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


População da regedoria do Kindundo ganha posto de saúde.

Publicado por Nkemo Sabay activado 27 Junio 2011, 11:52am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 

 

 

Bembe - ruaA população da regedoria do Kindundo, 17 quilómetros a nordeste da comuna de Lucunga, município do Bembe, Uíge ganhou domingo um posto de saúde, no quadro do  98 º aniversário da fundação da vila do Bembe.

 

A infra-estrutura sanitária, devidamente apetrechada,  comporta uma sala de internamento com capacidade para cinco camas, um consultório, sala de partos, farmácia e balneários e foi construida no âmbito do programa integrado municipal de desenvolvimento rural e combate à fome e pobreza.

 

A obra, com a duração de dois meses, orçou aos cofres do Estado um total de nove milhões e 750 mil kwanzas e foi inaugurada pelo administrador municipal do Bembe,  José Bunga Alberto.

 

Falando no acto de inauguração, o responsável aconselhou a população a cuidar do património que o governo colocou a sua disposição, visto que vai minorar as várias dificuldades que os habitantes têm vindo a enfrentar no que tange a assistência médica e medicamentosa.

 

José Bunga Alberto encorajou os habitantes da localidade a construírem latrinas, currais, pocilgas, capoeiras e manter a limpeza nas fontes de água para o consumo, com vista a evitar doenças no seio da população.

 

Na ocasião, incentivou os habitantes da regedoria a aumentarem a produção de alimentos na região, visto que a localidade possui uma terra muito fértil capaz de produzir de produtos alimentares que podem contribuir para a redução da fome na região.

 

Avançou que, a administração municipal se dispõe de máquinas de lavor que podem ajudar no cultivo de terras e, para o efeito, solicitou os habitantes a organizarem-se em associações camponesas para o bem-estar das famílias.

 

Ao agradecer o gesto do governo, o regedor adjunto da localidade de Kindundo, Domingos Sousa, disse que o posto de saúde ora inaugurado vai facilitar a assistência médica e medicamentosa dos cerca de dois mil 402 habitantes que têm vindo a percorrer vários quilómetros para à assistência condigna.

 

A regedoria de Kindundo, situada a 17 quilómetros a nordeste da comuna de Lucunga, é composta por 14 aldeias, 23 autoridades tradicionais e dois mil 402 habitantes, maioritariamente agricultores.

 

Presenciaram da cerimónia de inauguração, antecedida de cânticos e danças tradicionais, membros do governo, autoridades tradicionais, juventude e população da área.

 

 

                                                                                                  Angop

Archivos

Ultimos Posts