Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Paz possibilita reabilitação e modernização dos aeroportos do país

Publicado por Muana Damba activado 14 Abril 2012, 16:26pm

Etiquetas: #Notícias da Damba

 


ANGOP
Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, modernizado em época de paz
Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, modernizado em época de paz


Luanda – Os 10 anos de paz efectiva em Angola possibilitaram a reabilitação e modernização de vários aeroportos do país, advogou hoje, terça-feira, em Luanda, o director de infra-estruturas da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (Enana), Nataniel Domingos.

 


Segundo o responsável, em declarações à Angop, a propósito dos ganhos da paz no sector aeronáutico, o programa de reabilitação nestes anos de paz efectiva beneficiou já os aeroportos de Cabinda, Huambo, Malange, Benguela e Ndalatando.

 


As obras, reafirmou, incidiram também na edificação de terminais e áreas de movimento de aeronaves dos aeroportos do Kuito (Bié), Luena, Saurimo, Sumbe, Mbanza Congo e Soyo

 


Relativamente ao aeroporto de Luanda, disse, depois de ser completamente modernizado o terminal internacional, está actualmente a beneficiar de obras no seu terminal de voos domésticos, que após a conclusão passará a ter dois pisos normais e um mezanino (que não ocupará a totalidade da área do edifício).

 


O novo terminal de voos domésticos de Luanda vai ter também 25 balcões de check in e seis para os Serviços de Migração e Estrangeiros, explicou. Na mesma senda, adiantou que a sua sala de embarque vai poder comportar passageiros de três Boeing 737 que estejam a sair ao mesmo tempo, disse.

 


“Outro objectivo é o de duplicar a actual capacidade que em horas de pico suporta uma movimentação de passageiros de 600 a 700 pessoas, passando a acolher cerca de 2.000”, realçou.

 


Durante estes 10 anos de paz estão igualmente a beneficiar de obras de remodelação e modernização os aeroportos do Dundo, Catumbela, Menongue e Cuito Cuanavale (este na sua fase terminal), garantiu Nataniel Domingos.

 


De igual modo, fez saber que foram reparadas as áreas de movimento, pista e taxi-way, e as placas de estacionamento de aeronaves dos aeródromos do Nzeto, Maquela do Zombo, Quimbele e Damba, pistas de terra batida.

 


O director de infra-estruturas da Enana sublinhou no final das obras a maioria dos aeroportos vai ter áreas confortáveis para os passageiros, com elevadores ou escadas rolantes para acesso aos pisos de cima, sistemas internos de TV, de rastreio de bagagem, rx, restaurantes, bares, lojas e outros serviços.

 


Os sistemas de segurança de apoio à navegação área também estão a ser modernizados, assim como espera-se que a grande maioria possa ter os sistemas de balizagem luminosa para receberem voos nocturnos, concluiu.

 


A Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA), instituição adstrita ao Ministério dos Transportes de Angola, tem vindo a levar a cabo, desde 2009, um programa de reabilitação de aeroportos em todo o território nacional, tendo beneficiado já de tais obras várias aerogares provinciais e zonas de movimento de aeronaves.

 

 

                                                                                                       Angop

 


Archivos

Ultimos Posts