Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Paulo Pombolo e bispo do Uíge foram distinguidos pela JMPLA

Publicado por Muana Damba activado 1 Mayo 2012, 12:37pm

Etiquetas: #Notícias do país

 

 

Por António Capitao


 

O secretariado nacional da JMPLA homenageou e atribuiu na cidade do Uíge diplomas de mérito a várias figuras públicas, que ao longo dos tempos se vêm notabilizando nos domínios político, económico, social e cultural na província.


Durante uma gala que marcou o encerramento da jornada “Abril Jovem”, foram entregues a estas personalidades o diploma Comandante Hoji-ya-Henda, a maior distinção da JMPLA.


O primeiro secretário provincial do MPLA e governador provincial, Paulo Pombolo, e o bispo emérito da Diocese do Uíge, D. Francisco da Mata Mourisca, receberam os diplomas de mérito.


O secretário nacional da organização juvenil do MPLA, Sérgio Luther Rescova, disse, durante a gala, que o reconhecimento a estas figuras se deve às suas contribuições para o desenvolvimento e promoção da província.


“São individualidades que, com o seu saber e seus feitos, têm contribuído de forma significativa para o desenvolvimento da província do Uíge, cujas acções são reflectidas no progresso do país”, justificou. Sérgio Luther Rescova disse que a distinção das duas figuras públicas com o diploma de primeiro grau Comandante Hoji-ya-Henda é um reconhecimento às acções sociais, políticas, culturais e ecuménicas que Paulo Pombolo e D. Francisco da Mata Mourisca desenvolveram durante as suas carreiras.


“Paulo Pombolo merece o nosso reconhecimento, por ser a pessoa que durante a sua liderança na organização soube reanimar a JMPLA, que já andava um pouco adormecida e hoje está a dar o seu contributo para o desenvolvimento desta província com acções concretas”, explicou o político Sérgio Luther Rescova.

Décadas de evangelização

O dirigente político acrescentou que o reconhecimento ao bispo emérito do Uíge surge pelas mais de quatro décadas de evangelização, educação, moralização e partilha dos diferentes momentos vividos pelo povo angolano.


O prelado católico agradeceu o gesto da JMPLA e reiterou a sua disponibilidade em continuar a contribuir para a recuperação dos valores morais e cívicos e a evangelização dos angolanos. “Se as pessoas reconhecem e valorizam o meu trabalho, então quero continuar a ser homenageado nesta terra que tanto amo”, enfatizou D. Francisco da Mata Mourisca.


Entre as várias figuras homenageadas estão o professor catedrático Dissengomoka Sebastião Alexandre, o reitor da Universidade Kimpa Vita, Carlos Diakanamua, os vice-governadores para os sectores técnicos e infra-estruturas e políticos e sociais, Afonso Luviluko e Maria Fernando da Silva, respectivamente.

Jornalistas

Os deputados Pedro Diavova, Catarina Domingos e Panzo Joaquim, os jornalistas Jorge Nunes, Xavier Basílio, Cândido Calombe, Helena Swana, Santos Quiala e João Isaac, e o Mestre Internacional de xadrez, Amorim Agnelo, também foram distinguidos.  


 Amorim Agnelo disse que a homenagem é um grande incentivo para a sua carreira, uma vez que é a primeira vez que um xadrezista angolano é distinguido com um diploma de mérito pela maior organização juvenil política do país. “É uma distinção bastante encorajadora. Vai incentivar a trabalhar em prol da modalidade”, concluiu.  

 


J. A

 

 

Archivos

Ultimos Posts