Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Parabéns Sanda Martins Zenguele

Publicado por Muana Damba activado 26 Abril 2013, 23:38pm

Etiquetas: #Coisas e gentes da Damba

 

 

 

Na passada reunião dos mindambas que realizou-se, como se sabe, em Leverkusen, na Alemanha no passado 30 Março, em plena discussão para descobrir as formas e meios de ajudar reconstruir a nossa Damba, fui interpelado pelo um dos participantes, que afirmou que alguns mindambas já efectuavam importantes trabalhos no local, entre os quais o Sanda, o filho do João Miguel Zenguele, antigo comerciante. E convidou-nos de consultar as imagens do blog da Damba, para termos a confirmaçâo. Fui modesto para nâo revelar ao meu interlocutor, que o sobrinho do falecido empresário e ao mesmo tempo o administrador do citado portal nâo estava longe dele. Na realidade ignorava a notícia!

 

Nsanda-Nzengele-01.JPG

 

 

O nosso colaborador Daniel "Zola Diniux", enviou-nos um correio electrónico com mensão "o teu primo enviou-nos as imagens para serem editadas". Descobrindo as fotografias, a estupefação invadiu-me, fiquei entusiasmado e a confirmaçâo do interveniente de Leverkusen, natural de Kisanga, que tinha a razão: Sanda estava mesmo a renovar as obras do seu pai, em ruína, por causa da guerra. Compostas de uma meia dúzia de residências, um hotel de 35 quartos, uma pensão residencial e uma fazenda!

 

 

Nsanda-Nzengele-03.JPG

                 Este quintal em renovaçâo representa muito para mim, passei  lá a minha infância.

 

O facto o Sanda escolher ser empresário na Damba, para seguir os traços do seu progenitor, enche-me de orgulho. O seu pai foi uma das principais figuras da Damba nos anos 70 e 80 do século passado (ver Im memoriam: João Miguel Nzenguele (1936 - 1994). O seu avô Miguel Nzenguele Mazina também foi um notável da Damba e executado pela PIDE por ter apoiado os assaltos dos mindambas à administraçâo colonial em 1961. O seu bisavô, Soba de Mabubu, Namputu, conhecerá o mesmo destino ao opôr-se a presença lusitana na região.( ver Hoje faz 100 anos que as terras da Damba foram acupada pelos portugueses. )

 

 

Nsanda-Nzengele-02.JPG

 

 

Sanda Martins Zenguele é o sétimo filho do João Miguel Nzenguele (no total de 31 filhos). Fêz os seus estudos primários na Damba e secundários (ensino médio) na cidade do Uige, antes de emigrar na França, na cidade de Nice, em meados dos anos oitenta. Em 1991 regressa para  Angola na ocasião das primeiras eleições, para ajudar o pai nas actividades comerciais. Em 1993 vai emigrar de novo para Europa,  desta vêz vai fixar a sua residência na capital holandesa, Den Haag. Hoje partilha a sua vida entre esta cidade e Damba, onde elegeu a sua segunda residência. É pai de duas filhas de 16  e 14 anos.

 

Com estas imagens, faz de Sanda o pioneiro de mindambas da diáspora a investir na Damba. Um exempro a seguir.

 

 

                                                                                                                 Muana Damba

 

 

 



Archivos

Ultimos Posts