Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Parabens professora Milú Neves Ferreira.

Publicado por Nkemo Sabay activado 29 Mayo 2011, 03:02am

Etiquetas: #Fragmentos históricos da Damba

 

 

É nossa conterránea, viveu muito tempo em Angola, na Damba particularmente, apesar de ser filha do venerado Sr Nicolau Francisco e esposa do José Néves Ferreira, antigo propretário da moagem de Café que se situava no bairro Kinteka, a única indústria que Damba teve. Ela é uma heroína a sua maneira, porque como professora da Escola Primária da Damba, contribuiu muito na formação de quadros da Damba que alguns hoje trabalham para o estado angolano, deixamos ela própria se apresentar:

 

Milú Neves Ferreira

 

"Amigos e conterrâneos. Sou a Milú, filha de Nicolau e de Ascenção e mulher do José Neves Ferreira. Há muito tempo que tinha vontade deste contacto. Chegou a oportunidade. Temos 4 filhos. A Mulize nasceu na Damba; o Joaquim Pedro e a Ana Elisa nasceram em Luanda e o Nicolau masceu em Lisboa. O meu Pai faleceu em 1999, 92 anos. A minha Mãe tem 92 anos, mas está muito debilitada. Para quem nos conheceu e para os nossos colegas de escola informo que a minha irmã mais velha, Fátima, tem 3 filhos e está na Covilhã; o Manuel,  tem 1 filha e vive nos Açores; o Carlos tem 1 filha e vive em Moçambique; a Céu, com 3 filhas, o João (atenção Zé Martins) sem filhos e eu vivemos na zona de Lisboa. Há tanta coisa para dizer que nada se diz. Chorei convulsivamente quando vi pela primeira vez a escola onde fomos alunos e onde eu fui professora. Onde estão os meus colegas e, principalmente, os meus alunos? Um abraço grande para todos da Milú"

 

Contactámos imediatamente, depois de receber esta messagem, alunos dambianos dos anos 50, 60 e 70, todos identificaram a professora Milú sem hesitar. Para o Dr. Nanizau, ela deu aulas ao actual Ministro de Agricultura e das Pescas de Angola, o Eng° Afonso P. Canga; do Secretário Geral da Federação Angolana de Básquebol, Tony Sofrimento Tungo; a família Mangueira Archer; o Flaviáno, e tantos alunos, que hoje se encontram no exército, nos negócios, etc...

 

Não obstante de pertencer famílias consideradas na Damba, o site da Damba rende a homenagem particularmente à professora Milú, pela sua contribuição na formação de personalidades que servem hoje o nosso país, originários da Damba.

 

 

                                                                                            Muana Damba

 


Archivos

Ultimos Posts