Overblog Seguir este blog
Edit post Administration Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Os nossos agredecimentos à todos mindambas.

Publicado por Muana Damba activado 8 Diciembre 2012, 02:59am

Etiquetas: #Coisas e gentes da Damba

 

 

Por  Fr. Graciano Di Ângeli (*)

 

Graciano di angeli


 


Caríssimos amigos, os mindambas,


                                                                Um forte e franciscano abraço de Paz e Bem.


Quis escrever-vos nestes dias depois de ter acabado todas as festividades dambenses, para apresentar-vos todo o meu “muito obrigado” pela ajuda que recebi para a primeira Santa Missa Solene dos três neossacerdotes capuchinhos dambenses: fr. Flaviano Ingo, fr. Cristo António e fr. Ginga Andrade Capela.


O dia da festa (18 de Novembro) iniciou com “nossa irmã chuva” … mas em volta das 9H30 deixou-nos e assim conseguimos preparar o ambiente para a celebração litúrgica.


As camisolas “cantando Paz e Bem” deram um toque particular à celebração, animada com entusiasmo do nosso grupo coral (mais de 80 elementos), pelas meninas-majoretes da infância missionária, pelos 31 alunos da Iª Comunhão, e pelos acólitos.


A participação dos fiéis foi muita numerosa (não obstante o tempo incerto) e participou com atenção e devoção, manifestando toda a sua alegria no final da Santa Missa quando foram apresentados os neossacerdotes juntos com os outros sacerdotes presentes, naturais da Damba. Estavam connosco o Superior dos Capuchinhos de Angola, o fr. Afonso Nteka, o fr. Candido Alberto (de Kissakala), o Pe Hortênsio Bunga (de Kinsanga) o fr. Matondo  … e muitos outros.


Depois da S. Missa o tradicional “copo de água”: no Salão “Dom A. Nteka” foram preparadas as mesas (esta vez estilo Club da Damba …) também nas salas de aulas da Escola missionária, e até debaixo das árvores … todos tiveram a sua cadeira … e assim saborearam a carne, vinda do curral do Sr. Álvaro Moniz, os cabritos e os “kiquangas” do Sr. Ângelo Paca … tudo “banhado” com as numerosas bebidas do Sr. Lhuter Rescova e a cerveja (no barril) do Sr. Ângelo Paca. Todos ficaram satisfeitos, segundo uma estimativa das irmãs os que comeram foram em volta de setecentas pessoas (convidados, mais muitos infiltrados e sobretudo no final as crianças).


Na tarde estava previsto um encontro de oração mas a chuva impediu que se realizasse este momento.


Na segunda-feira Kiteka era animada para a primeira Santa Missa de fr. Cristo António, natural desta aldeia. Neste dia estava presente o Pe Luzizila Kiala, vigário geral da Diocese do Uije …o pe Sozinho … e também aqui “gostarão” a cerveja e as bebidas …


Como pessoas “prudentes” guardamos uma parte de carne e de bebidas que nos ajudaram na grande festa de Cristo Rei. Neste dia tivemos a primeira comunhão de 31 alunos da Catequese, e a Paróquia ofereceu o “almoço de fraternização” com carne, bebidas, a favolosa pizza do Dr. Paulo, sambapitos … e muita alegria. … também os grupos juvenis paroquiais (Amizade e Simpatia – JUFRA – Escuteiros) apanharam “buleia” da nossa cozinha … foi um dia muito animado, um dia animado também pela “presença afectiva dos mindambas”.


Neste último Domingo (02 c.m.) tivemos a presença da Madre Geral das Irmãs da Misericórdia, a Madre Teresita Filippi, e a presença de 37 “dambenses” do grupo coral “Os Pastores” da Paróquia de São Lucas, Capela de Santa Catarina do Bairro Palanca de Luanda. Estes no sábado fizeram visita aos doentes do hospital municipal e ofertaram medicamentos; no domingo, animaram “com entusiasmo” a Santa Missa das 7H00 e à tarde jogaram com a nossa equipa “Telama Damba” … a nossa equipa estava a ganhar por uma bola a zero quando Deus teve “compaixão” dos nossos visitantes e mandou uma chuva que nos lembrava o diluvio universal … e assim todos saíram “satisfeitos”, com a profunda convicção de ganhar o encontro.


No dia seguinte pelas quatro da manhã “os pastores” voltaram a Luanda e a comunidade da Damba, e em especial o grupo “leigos da misericórdia”, se reuniram na Igreja da Missão para a Santa missa das 6H30 e homenagear a Madre Geral das nossas irmãs da Misericórdia.


Agora Damba … volta ao seu ritmo normal … e aqui, caríssimos mindambas, quero pôr na vossa atenção e no vosso coração uma minha “inquietação”: o problema dum meio de transporte para a evangelização nas nossas aldeias. Depois do acidente que vitimou o nosso querido fr. Rosário Corentino a Missão se encontrou “parada”. Compramos o Toyota do CUAMM que acidentou, mas até agora está em Luanda para concertos … fizemos pedidos à “Missio alemã”, com uma nossa contribuição de 10.000.00 €, mas tivemos uma resposta negativa, ao Sr. Bispo diocesano, “mesma resposta” … e por isso que tomo a ousadia de “entregar-vos” esta minha preocupaçãoalguém dos “mindambas” poderia responsabilizar-se para este efeito: comprar um TOYOTA para ajudar a evangelização na Damba? (Nb.: a Missão está sempre disponível com 10.000.00)


Termino por aqui, apresentando-vos os melhores votos de um Santo Natal e de um ano de 2013 sereno, próspero e cheio das bênçãos de Deus.


Com simpatia, amizade e franciscano afecto abraço-vos a todos, unidos aos vossos queridos familiares, e fraternamente saúdo-vos,

 

(*) Pároco da Missão Católica da Damba

 

 


Archivos

Ultimos Posts