Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Os mindambas consternados com o falecimento do Dr Panzu.

Publicado por Muana Damba activado 18 Enero 2012, 14:23pm

Etiquetas: #Coisas e gentes da Damba


Luto


Como já publicámos, faleceu ontém as 06:00, em Luanda, o Dr. óscar Miguel Mpanzu, vítima de insuficiência renal aguda. Muitos mindambas conheceram o malagorado, alguns dos quais, não pouparam palavras para render a homenagem daquele mundamba, que foi um dos raros médicos legistas que conta Angola.

 

O professor Camilo Afonso Nanizau, responsável da Casa Angola no Estado de Bahia, no Brazil, escreveu o seguinte:

 

"Grato pela triste notícia da morte do nosso sobrinho. Foi meu aluno também na Missão. Foi do grupo da minha irmã Maria Miguel Panzo. Em Angola estive sempre com ele. Sobretudo, no período em que lutava para regressar para Moscovo para concluir o Curso. É uma perca muito grande para nossa gente da Damba.São poucos os médicos legistas em angola."

 

Um mundamba da diáspora, escreveu na sua página do Facebook, que:

 

"É uma imensa perda para todos mindambas. Em nome de todos os naturais e amigos da Damba na diáspora, apresento as sinceras condolências."

 

Camilo Macamo, que habita em Luanda, sentiu profundamente o desaparecimento físico do seu conterráneo, em poucas palavras endereçou-nos o seguinte:

 

" ...é realmente uma grande perda ao país e principalmente aos Dambenses, esse notícia abalou logo as 6h15. Que Deus o protege esse grande amigo que nos deixa nesse momento que muito lhe necessitamo."

 

Por ser seu conhecido, Tony Sofrimento Makunza Tungo, Secretário Geral da F. A. B. rendeu uma vibrante homenagem ao ilustre falecido:

 

" É verdade! foram 3 dias de angustiante espera pelo resultado médico pois, jamais tivera visto um movimento de solidariedade igual. No final, recebemos todos, com grande mágoa, o falecimento de um dos mais nobres dos filhos da Ndamba. De certeza que agora vale tudo quando falamos do "Nsuadi", de Soares, o seu chará, lá do Nsoso. Para nós que nascemos e crescemos com ele, sabemos bem a dor que deixa e o convivio que se amputa. De magrinho a nascença, sentimo-nos impotentes em ver inerte o barrigudo Dr. Oscar a ser engavetado na morgue que serviu de seu local de trabalho nestes últimos anos. Intrepido animador, falante ininterrupto, amigo presente, memória de elefante, vendedor de alegrias e competente profissional que apesar das condições em que trabalhava e que reclamava, o Dr. Oscar vai fazer falta por muito tempo. Ao Dr. Amaral Bastos que o acolheu em casa depois do seu regresso a Angola após formação, apresento um especial sentimento de pesar e coragem por mais este infausto acontecimento. Sê forte meu irmão, pois ninguém aguenta tanta tristeza pois, em menos de um ano perdes os teus mais próximos amigos e companheiros!"

 

O site da Damba, apresenta, à família enlutada, as sinceras condolências.

 

 

 

                                                                                                                  Muana Damba

 


Archivos

Ultimos Posts