Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Os expulsos do Congo continuam de chegar na Damba.

Publicado en 23 Octubre 2009, 14:06pm

Etiquetas: #Notícias da Damba


 Mais de 600 angolanos expulsos da República Democrática do Congo (RD Congo, ex-Zaire) foram realojados na Damba, município a 260 quilômetros da fronteira do Uíge,uma fonte do governo angolano.

O transporte das pessoas para localidades fora dos municípios fronteiriços, onde, só na província do Uíge já chegaram mais de 7 mil angolanos expulsos, pretende diminuir as dificuldades sentidas nos primeiros locais de acolhimento.

A fronteira de Kitamba, no município da Maquela do Zombo, foi aquela que recebeu mais angolanos na província do Uíge, sendo que os dois acampamentos, na linha de fronteira e na sede municipal, já estavam com dificuldades em receber em boas condições as pessoas.

A medida faz parte do plano estabelecido pelo governo e que busca, numa primeira fase, fazer deslocar as pessoas para o interior das províncias que fazem fronteira, tanto no Uíge, com mais de sete mil pessoas, como no Zaire, onde já se encontram mais de 30 mil angolanos expulsos.

Posteriormente, aqueles que são oriundos das restantes províncias do país vão ser transportados pela frota de ônibus e caminhões militares.

Nos centros de acolhimento secundário, as autoridades sanitárias estão vacinando as pessoas contra doenças como a febre amarela, sarampo ou poliomielite.

As ações fazem parte do plano que o Conselho de Ministros aprovou na quarta-feira, em Luanda, que prevê a assistência médica, distribuição de bens alimentares, higiênicos e vestuário, a reinstalação dos refugiados e a sua integração no mercado de trabalho em Angola.


Os regressados angolanos do Congo

Archivos

Ultimos Posts