Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Obras arrancam na província do Uíge.

Publicado por Nkemo Sabay activado 12 Febrero 2011, 02:37am

Etiquetas: #Notícias do Uíge

Por José Bule.

20100531090533construcao

A província do Uíge deu início à construção de sete mil casas, 4.500 no município do mesmo nome e 2.500 no Negage, no âmbito do Programa Nacional de Urbanismo e Habitação Social. 


O ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, procedeu ontem, quinta-feira, na reserva fundiária do Quilumoço, no município sede, ao lançamento da primeira pedra do Projecto de Habitação Social para a província do Uíge, além de inaugurar a casa modelo.


Durante a cerimónia, procedeu-se à assinatura do acto de consignação entre o dono da obra, o Ministério do Urbanismo e Construção, e a empreiteira Kora-Angola.


 “São sete mil casas que vão ser construídas no Uíge e no Negage, no âmbito do grande Programa Nacional de Urbanismo e Habitação Social, que visa a criação de condições para a melhoria da qualidade de vida das populações de todos os municípios do país”, declarou o ministro da Administração do Território Bornito de Sousa afirmou que vão ser desenvolvidos nos municípios vários projectos habitacionais, uns com a intervenção directa do Estado, outros com a intervenção da sociedade civil e dos empresários, que devem ser mobilizados para estas tarefas, além de outros projectos que devem ser feitos conjuntamente e de autoconstrução dirigida. 


 “Depois da conquista da paz, o grande esforço do Executivo foi o de prestar maior atenção às infra-estruturas e a província do Uíge não é uma excepção. Chegou a estrada que a liga à capital do país, temos o aeroporto, cujas obras estão a ser concluídas, a energia eléctrica de Capanda também já chegou, portanto, são realizações que proporcionam condições para que sejam desenvolvidos outros grandes projectos”, referiu.


 O ministro da Administração do Território disse que a grande preocupação, agora, do Executivo do Presidente José Eduardo dos Santos é dar qualidade de vida às populações, particularmente às que residem nos municípios, onde a qualidade da alimentação constitui uma das grandes preocupações, tendo em conta as fracas condições de segurança alimentar.   O governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, referiu que o lançamento do projecto de construção de sete mil casas na província representa uma revolução habitacional nunca antes vista na região. Pombolo sustentou que o projecto vai oferecer condições para acomodar, de forma digna, os quadros da província, além da juventude, que vê aberta uma nova perspectiva para poder materializar o seu sonho de possuir casa própria.  

 
 “Acho que é uma oportunidade de ouro que se oferece ao povo do Uíge, em geral, e à juventude, em particular, que depois da sua formação académica e constituir família precisa de casa própria. Mas também não deixa de ser uma oportunidade para os quadros que querem vir trabalhar na província, além daqueles que já trabalham aqui e vivem em condições difíceis de habitabilidade”, ressaltou.


 Pombolo prometeu apoiar os esforços da empresa Kora para que, dentro dos prazos estabelecidos pelo Executivo, 30 meses, as sete mil casas estejam concluídas.

 

                                                                                              J.A

Archivos

Ultimos Posts