Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


O significado do NZAMBI A MPUNGU.

Publicado por Muana Damba activado 13 Agosto 2011, 07:59am

Etiquetas: #História do Reino do Kongo

 

Por SABACTANI (*)


 

bh

 

 

Expressão  etnolinguística do povo kongo que  não é mais do que Deus.


Todo o universo religioso bakongo está permeado em Nzambi a  Mpungu como sua crença.

Muitos  mitos, contos, ditados, provérbios e várias formas da literatura oral atribuem a Nzambi a Mpungu um carácter  transcendente. Autor de todos os bens.


Segundo a tradição oral Nzambi não é mais  do que criador supremo do Universo e o mpungu refere-se a todos os objectos ou bujingangas de superstição  que  bakongo veneravam, invocando para debelar qualquer mal que  os afectavam , sejam desastres, secas, chuvas torrenciais, pestes, doenças ou mortes frequentes nas aldeias ou outras calamidades.


Na verdade, o céu  que vedes  tão bem lá em cima, quem é que fez? E as estrelas, o sol e a lua? Todas estas coisas que se não podem tocar foi Deus que as fez, porque ele próprio é intangível e invisível.


Apesar da pureza indiscutível desta crença universalmente reconhecida, o mistério que envolve a vida nos seus variados aspectos faz pairar no universo Bakongo o pesadelo das potencias  invisiveis que habitam a terra, o céu, o ar e as águas.


Não  havia templos onde pudessem venerá-lo, refere Afonso Nteka, Bispo.


Segundo a tradiçaõ oral havia casotas  de baixa altura lateralmente à casa, vedadas com plantas medicinais e de simples adornos ,onde a qualquer momento que surgira qualquer enventualidade  os nativos iam curvando  defronte a esta, invocando ao Nzambi a mpungu, intangível mas poderoso. E, este por sua vez, ouvia-lhes, atendendo assim a sua súplica.


Nzambi ngua, Nzambi tata, Nzambi kwa nkenda. Deus Pai, mãe, Cheio de bondade.Vida.Saúde.Sorte. Prosperidade…tudo o que é bom provém Dele. O mal vem dos malfeitores embora Ele, Deus, que os gendrou.

 

Citando  Afonso Nteka, bispo, que examinando o riquíssimo repertório da tradição e do património oral e cultural, muitos missionários, vencendo os preconceitos  da sua visão caracterizadamente etnocêntrica, chegaram a reconhecer a pureza filosófica do monoteísmo dos Bakongo.


É assim  que o nome Nzambi a Mpungu foi assumido pelo cristianismo, desde o início do século desasseis, ou seja, desde o primeiro contacto com os missionários.


 

mngom009.jpg                                      "A máscara" pintura do Manuel Ngombo

 

 

(*) De nome verdadeiro Dombel Silva (contacto: ndombelsilva01@yahoo.com), de pseudónimo litarário " Sabactani", nasceu na localidade de Quimangumbo, município de Maquela do Zombo, aos 02 de Julho de 1965. Fez os seus estudos primários da sua localidade e secundários ne Escola Preparatória do Uíge e estudos pré-universários em Luanda.

 

É licenciado em Ciências de Enfermagem na Universidade Agostinho Neto - Instututo Superior de Enfermagem - ISE - Luanda.

 

Amante profundo da tradição Bakongo em geral e Azombo em particular. É funcionário público no Hospital Josina Machel  (Ex Maria Pia).

 

 


Archivos

Ultimos Posts