Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


O Futebol na Damba.

Publicado por Nkemo Sabay activado 31 Diciembre 2009, 05:26am

Etiquetas: #Coisas e gentes da Damba



Depois de 25 de Abril de 1974, com a vinda dos dambianos regressados do Congo, então Zaire, a qualidade do futebol na Damba tomou outra dimensão, porque a maioria de atletas, eram já profissionais e bem conhecidos no campeonato national zairense de futebol.

Antes da organização do primeiro Campeonato Nacional de Futebol, em 1979, praticou-se na Damba um futebol de qualidade impressionante, os seus melhores atletas inondaram anos depois o Girabola (Primeira divisão), o 2° Campeonato nacional e campeonato Provincial do Uíge. Assim jogadores como: Simão, Nfinda e Teca "Tex" de Fc Luta Continua do Nsosso, jogaram no FC Uíge e MCH  (Construtores do Uíge); Ndongala que jogou pouco tempo no Fc Zakama, foi patrão da defesa do 1° Agosto, três vezes campeão Nacional  e dos Palancas Negras, a Seleção National de Angola; Afonso Toco "Petit Souris" do Fc Nzazi foi jogador e capitão por longo tempo do FC Chela de Lubango, na Huila, etc...

Para dar mais ou menos a ideia do tipo de futebol que se jogava na Damba, basta considerar que,  em 1978, um jogo de carácter amigável, entre as seleções de melhores jogadores da Damba e os melhores de Makela do Zombo. A parte adversa alinhara jogadores como Vicy, Mavô, Seke Sarmento e guarda redes Santos.  Os primeiros citados, são considerados como os melhores jogadores que a selecção angolana de futebol já teve.

No fim do ano 1974, o deficiênte físico,  o coxo Kiala dito "Carraux", funda a quipa chamada FC Mundial, os seus jogadores eram na sua maioria, residentes nos bairros Missão, Kinkossi e Mbanza Mabubu, ao mesmo tempo o Académica da Damba, a equipa da vila da Damba, tranformou-se em F.C Damba, mais tarde adoptou o nome de Fc Nzazi, que significa relâmpago em Kikongo. Kinteka e Kissanga, onde residiam a maioria dos professores, os lusófonos, tinham uma equipa que se chamava  Fc Dangereux. Sala Mbongi e Bairro 16 do Cabo Mbengi tinham uma equipa, um ano depois, o comissariado municipal da Damba baptisou-a em FC Valódia, em memória do famoso comandante, morto em Luanda. Em 1978, uma parte dos jogadores do Fc Mundial que habitava os bairros Mbanza Mabubu, Manga, Vombo e Zongo,separam-se para formar FC Namputu. As cinco equipas citadas eram que compunha a sede do município.

Na periferia da sede, havia Kinsakala, Luzuanda; os Bairros Mbanza Kinzau,kisoba Nanga Quatorze e Mbanza Tende tinham uma equipa temível designada FC Tanque de Guerra; enquanto os que habitavam nos bairros Kiyanika, Kikambani, Cachitu, Diumba e Kimpelenda, jogavam no F.C Zakama. Da comuna do Nsosso vinha uma equipa, de alto nível, denominada "A Luta Continua a vitória é certa". 

As equipas supracitadas eram as que nos ocupavam naquele tempo,os fins de semanas. A equipa mais popular era FC Mundial, porque o resto das equipas procuravam com ela um confronto. Era interessante assistir os seus jogos. A equipa Dangereux era a mais reputada em brutalidade, porque com estabelecimeto da primeira Brigada das Faplas na Damba, uma grande parte dos seus jogadores eram militares, o comandante desta Brigada, o Major Juca, era um excelente meio campista da mesma equipa. O verdadeiro derby municipal em princípio, era entre as equipas FC Mundial e FC Nzazi. Mais tarde, com a presença dos militares no seu seio, o FC Dangereux, como já referimos,  tornou-se uma das melhores e que era difícil derrotá-la, claro a presença massiça dos militares,c omo espectadores, intimidava os adversários.

Entre os melhores jogadores, citamos Nzibudi, Ngunza, Rita e Afonso ToKo"Peti Souris" do Fc Nzazi; Zeus, Mambuene, Caetano"Cais", do FC Mundial; Malungu Mbuku"Malú", Manono, Mambu-Ley, Magie, do FC Namputu; Tonino do FC Valódia; Kiame, Xavier, Major Juca, Djento do FC Dangereux. No Fc Missil havia um garda redes o melhor da Damba o seu nome era Missil e o kota Ezipa como melhor do FC Zakama. Entre os árbitros, o mais conhecido era um mestiço, Coelho Magalhães.

A maioria dos jogos disputava-se nos campos de futebol da Missão e no Estádio Municipal em Sala Mbongi.

Como o Futebol movimentava Damba, em termos de divertimentos, todas equipas citadas,t inham patrocinadores.  O comissário Municipal Domingos Moíses"Vitória é Certa", o Sr Kufuku e o empresário Ntoko, apoiavam FC Nzazi. Empresários Moniz, Mpiokosso, Alvês (Sans Loi) e Magalhães sustentavam o Fc Mundial. João Miguel Nzenguele era dono do Fc Namputo. Kissinger admimistrava Fc Tanque de Guerra, Sebastião Ndinga e Porthos controlavam o Fc Zakama. Como já salientado, os militares  apoiavam o Fc Dangereux e Fc "A Luta Contnua" era sponsorizada pelo Sr Tomáz e o Batalhão da Luta contra os bandidos das Faplas estacionado no Nsosso.

Para terminar Muana Damba rende homenagem ao jogador mais célebre, natural da Damba, NSUKA MELO, já falecido, apesar de não ter jogado na Damba,mais jogou no Congo na famosa equipa chamada Imana e regressando em Angola ilustrou-se no 1° de Agosto e na seleção Nacional. Era natural de Luzuanda.

pai futebol clube de uige final
                                                         FC Uíge,no tempo colonial.
                                                                                                                          

 

 

                                                                                                                  Muana Damba

 

 


 


Archivos

Ultimos Posts