Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


O comunicado final do 1º Encontro dos Quadros da Damba

Publicado por Muana Damba activado 31 Enero 2014, 12:31pm

Etiquetas: #Coisas e gentes da Damba

 

 

                                                                  

 

                                                             REPÚBLICA DE ANGOLA
                                                       GOVERNO PROVINCIAL DO UÍGE
                                                ADMINISTTRAÇÃO MUNICIPAL DA DAMBA



                                              Iº ENCONTRO DE QUADROS DO MUNICÍPIO



                                                              COMUNICADO FINAL

 

 

Sob o lema: Telema Damba “Rumo ao Desenvolvimento” reaLizou-se no Salão Multi-Uso da Administração Municipal, aos 25 de Janeiro de 2014, o Iº Encontro de Quadros, cujo objectivvo principal é servir como um veículo de interacção e atrair investidores nacionais e estrangeiros para o desenvolvimento económico, social e cultural do município, dinamizar parcerias públicas e privadas e criar oportunidades de negócios sustentáveis no Município.

PartIiciparam ao encontro 406 quadros provenientes de vários pontos do País de entre eles, entidades governamentais, religiosas, autoridades tradicionais, historiadores, economistas, jurístas, professores universitários, engenheiros, desportistas, oficiais das Forças Armadas Angolanas, representantes dos partidos Políticos com assento no Parlamento, empresários, representantes das Associações dos naturais e amigos, etc…

A sessão de abertura foi presidida pelo Dr Carlos Mendes Samba, Vice-Governador p/Esfera Económica, em representação de Sua Excia Dr. Paulo Pombolo, Governador Provincial do Uíge, que esteve ladeado pelos Senhores Maria Fernando Cavungo, Administradora Municipal da Damba e Sebastião Muanza, 1º Secretário Municipal do MPLA na Damba.

De acordo o programa de actividades, os trabalhos do encontro centraram-se em quatro paineis, nomeadamente:

1.- O plano nacional de desenvolvimmento 2013-2017 e a sua aplicação no Município da Damba.

2.- Proposta da data de ascenção da Damba para a categoria de Vila.

3.- O poder tradicional junto das populações.

 

4.- O papel das Associações dos Naturais e Amigos da Damba, para o desenvolvimento do Município.

Abordados e discutidos com profundidade os temas constantes do programa de trabalhos, os participantes à este Iº Encontro concluiram:



1- QUANTO AO PLANO DE DESENVOLVIMENTO 2013-2014



1.1- Que a Administração Municipal trabalhe com as estruturas afins, no sentido de se instalar no Município um Magistério Primário para a formação de professores primários.

1.2- Continuar-se à trabalhar no sentido de instalação de uma substação de energia eléctrica da rede de Kapanda, que passa pelo Município, em direcção à Maquela do Zombo.

1.3- Que no Sector da Saúde se possa trabalhar no enquadramento de técnicos em regime de contrato para colmatar a carência de quadros.

1.4.- Que sejam gizadas políticas e estratégias de transformação dos produtos locais, bem como planos de desenvolvimento agro-pecuário e não só, do Município.

1.5.- Que se trabalhe no sentido de se melhorar as vias de comunicação, com intervenção nas vias terciárias e secundárias existentes.

1.6.- Que a Administração Municipal continue a trabalhar no sentido de a infra-estrutura do Banco BPC por concluir seja em breve uma realidade, independentemente da existência de um banco móvel.

1.7.- Recomendar a Administração Municipal a tomada de medidas para se acabar os escombros existentes em todo território do Município.



2.- QUANTO À PROPOSTA DE DATA DE ASCENÇÃO DA DAMBA À CATEGORIA DE VILA.



2.1.- Considerar-se a data de 14 / 09 / 1950 data em que a Damba foi elevada à categoria de vila, para as comemorações do dia da Damba, por unanimidade com base nas propostas dos participantes.

2.2.- Recomendar a Administração Municipal para encontrar um lugar apropriado para colocar o monumento ao soldado desconhecido, por se encontrar no local inapropriado.

2.3. Que os encontros dos quadros damba tenham uma periodicidade anual.



3.- EM RELAÇÃO AO PAPEL DAS AUTORIDDADES TRADICIONAIS JUNTO DAS POPULAÇÕES.



 3.1.- Que quanto ao fenómeno feitiço que afecta e separa famílias se recomenda às autoridades tradicionais, entidades religiosas, associações cívicas para a educação da população e das famílias no
combate à este fenómeno.

3.2.- A relação entre poder tradicional e autoridade administrativa deve manter-se conforme definida pela Constituição e por Lei.

3.3.- Que as autoridades tradicionais devam organizar os cemiteiros locais, espalhados no Município evitando-se a realização de funerais em sítios impróprios.



4.- QUANTO AO PAPEL DAS ASSOCCIAÇÕES DOS NATURAIS DA DAMBA, PARA O DESENVOLVIMEENTO DO MUNICÍPIO.

4.1.- Considerando-se o papel importante que as associações jogam no desenvolvimento das regiões, o encontro recomenda a estruturação e funcionamento da Associação dos naturais e amigos da Damba
(ANADAMBA) para melhor interacção com as associações de caracter comunal.

A sessão de encerramento foi presidida pela Sua Excia Maria Fernando Cavungo – Administradora Municipal da Damba em representação de Sua Excia Carlos Mendes Samba – Vice-Governador para Esfera Económica.

                                          

                                           DAMBA, AOS 25 DE JANEIRO DE 2014.

 

 

 

 

 

Archivos

Ultimos Posts