Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Ordenados dois sacerdotes diocesanos no Uíge.

Publicado por Nkemo Sabay activado 24 Mayo 2010, 02:09am

Etiquetas: #Religião

                                   padre.jpg

 


 Uíge - Dois diáconos candidatos ao presbitério foram hoje, domingo, ordenados ao presbitério, no Centro Católico de Caua, periferia da cidade do Negage, província do Uíge, para doravante exercer o ministério sacerdotal, profético e real ao serviço dos homens.


No acto, presidido pelo bispo da Diocese do Uíge, dom Emílio Sumbelelo, foram ordenados, Correia Hilário e Hortênsio Pedro Mbunga, de 32 e 31 anos de idade, naturais dos municípios de Ambuila e Damba, respectivamente.


O primeiro candidato, Correia Hilário, fez os seus estudos propedêuticos, filosóficos e teológicos nos Seminários Médios de Luanda, Uíge e Sagrado Coração de Jesus em Luanda, respectivamente, cujo estágio canónico efectuou na paróquia de S.Francisco Xavier, no Púri.


O seu colega, Hortênsio Pedro Mbunga, fez curso de Ciências Humanas no Seminário Maior Diocesano de S. Paulo do Uíge e de Teologia, no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em Luanda.

 

Durante o rito da ordenação, em que os candidatos foram chamados e apresentados como pertença do Senhor, foram interrogados sobre a sua vontade de receberem o ministério, pela livre aceitação de celibato perante a igreja, comprometeram-se e consagraram-se a Cristo, devendo obediência ao bispo da referida Diocese.

 

A imposição das mãos, seguida da oração consecratória, vulgo da ordenação, ea da entrega de vestes, patena com pão e do cálice, unção das mãos e ósculo da paz marcaram a celebração solene de ordenação, assistida por milhares de fiéis católicos e não só, provenientes de quase todos os pontos e dioceses do país.

 

Dom Emílio Sumbelelo aconselhou os presbíteros a serem, no meio do povo de Deus, a hóstia viva que alimenta e ilumina o caminho para Deus.

 

"Com o nosso sacerdócio ministerial, queridos ordenados, tornamo-nos outro Cristo, no meio dos homens nossos irmãos, tornámo-nos portanto a mão estendida de Deus na direcção de cada um deles", referenciou.

 

Para ele, o sacerdote deve trabalhar incansavelmente pela unidade e fraternidade dentro do presbitério e para que os irmãos se encontrem com Deus.

 

Presenciaram a missa solene da ordenação sacerdotal, para além dos sacerdotes da diocese, religiosas, catequistas, seminaristas e leigos, o secretário do Governo da Província do Uíge, em representação do governador  Paulo Pombolo, o administrador municipal do Negage, Sebastião Capitão e outros convidados.

 

                                                                                                           Angop

Archivos

Ultimos Posts