Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Nzimbo de Socorro sábado no mercado

Publicado por Muana Damba activado 18 Enero 2012, 13:13pm

Etiquetas: #Música

 

Por Roque Silva

Cantor apresenta CD sábado em Luanda

Fotografia: Kindala Manuel

 


O músico Socorro apresenta no sábado, na Praça da Independência, em Luanda, o seu terceiro disco intitulado “Nzimbu”, expressão kikongo que em português significa dinheiro.


O CD inclui 10 faixas, cantadas em kikongo, nos géneros, kilapanga, sungura, semba, e mistura de ritmos congoleses.


Em declarações ao Jornal de Angola, Socorro disse ter contactado promotores culturais para realizar espectáculos de promoção do CD nas províncias de Luanda, Uíge e Lunda-Norte, sem ter adiantado a data e os locais dessas actuações.


O disco foi gravado no ano passado, na capital do país, e finalizado na Alemanha, país onde numa primeira fase foram editadas 10 mil cópias. O cantor vai proceder, posteriormente, à venda com sessão de autógrafo em vários espaços de Luanda.


O disco tem mensagens sobre valorização e preservação da vida, saúde, e outras que criticam o alcoolismo, promiscuidade e infidelidade. O cantor disse que o título se deve ao facto de “muitas pessoas fazerem do dinheiro uma coisa que acima dos valores morais, cívicos, e até culturais, em detrimento das boas relações”, realçou o músico.


Socorro tem no mercado os discos “Meu Dever” (2007), e “Kuvata Dieto” (2009). O primeiro levou-o ao Top dos Mais Queridos, promovido pela Rádio Nacional de Angola, em 2008, e as distinções de Grupo Folclórico do Ano e Revelação Masculina, no concurso Top Rádio Luanda, em 2009.


Neste mesmo ano, o artista representou a província do Uíge e foi quarto classificado do Festival de Música Popular Variante, que decorreu na Huíla.Socorro assina igualmente este seu terceiro trabalho no Uíge, na Praça Grande, no Clube do Negage.

 

 

                                                                                                     J.A

 


Archivos

Ultimos Posts