Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


NKITUKI, segundo Castro Soromenho

Publicado por Muana Damba activado 22 Agosto 2011, 12:42pm

Etiquetas: #Usos e costumes da Damba

 


Por SABACTANI (*)

 

bh

 

  Castro Soromenho embora seja um escritor moderno é um conhecedor profundo da história e cultura  africana  seus  agentes e suas vítimas meramente o povo Tshokwe onde ele viveu e conviveu com este povo . Pelas suas  várias obras publicadas, alguns críticos literários o consideram como um clássico da literatura angolana.

 

Na sua obra literária cujo o título é ”Terra Morta”, no  XIIº capítulo, este autor  emerge  no aspecto sócio cultural etnológico  do povo Bantu em geral em que o nosso  ouvinte Dombel Silva extraiu as  seguintes passagens para a relexão sobre a tradição oral.

 

-Armadilhas, presas, carne envenenada posta no caminho e fogueira de chamas altas,nada vencera o manha do Leão .

 

Adianta ainda o autor da Terra Morta-O leão não tocava no cabrito que se punham nas armadilhas enchendo a noite com urros que se ouviam a grande distancia,o bicho  passava ao lado,marcava o chão com pegadas e ia direito às galinhas do cantoneiro.

 

Podemos referir  aqui  que a crença na magia e no feitiço gravita à volta deste universo  de espiritos que o  autor da Terra Morta nos ilucida.Claro que a mitologia e o imaginário etnológico da tradicao oral bantu observado ou contado de boca em boca parecem ser habitados pelos malvados, incapazes de encontrar paz por causa dos crimes cometidos durante a vida.

 

O mesmo autor  refere  ainda e nós citamos - num salto, o leão enfiava-se em casa, metendo a porta dentro,e abatia o homem,sem que tivesse tempo sequer de dar ao gatilho.Depois desfazia as patadas a palhota,fartava-se na carne quente dos restos do negro,cabeça levantada, quedava-se arrogante e majestoso.

 

Segundo a tradição oral Bakongo, este fenómeno é denominado de Nkituki-quer dizer que isto deve-se aos malvados tanto vivos como  mortos que são simplesmente recordados de má memória e para já vingavam-se, transformando-se em animal selvagem ferroz  vindo  nas  aldeias ou lavras para devorar tudo e todos.

 

Estes nkituki não são mais do que grupos de feitiçeiros combinados, citamos aqui o bispo Afonso Nteka que,os Ndoki, isto quer dizer os feitiçeiros ou malfeitores da sociedade que para tal utilizam objectos mágicos segundo determinadas regras para enfeitiçar as pessoas.


6f5fc ava+h

                                     Nesta foto, o suposto nkituki é o hipopótamo!

 

 

(*) Pseudónimo literário do autor NDOMBEL SILVA. (contacto: ndombelsilva01@yahoo.com)

 

 


Archivos

Ultimos Posts