Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Músicos promovem música angolana na Europa

Publicado por Muana Damba activado 9 Julio 2012, 12:55pm

Etiquetas: #Música

 

 

Berlim - O "Conjunto Angola 70" actuou sexta-feira no Rudolstadt Festiva2012, 300 quilómetros a sul de Berlim, Alemanha, no âmbito de uma digressão que realiza por seis países europeus.
 
O grupo musical, que é integrado por Boto Trindade (viola solo), Teddy Nsingi (viola solo), Dulcio Trindade (viola ritmo) Carlitos Timóteo (viola baixo), Raul Tulingas (dikanza), João Morgado (percursão), Chico Montenegro (vocalista e bongos) e Zécax (vocalista principal), participou a 28 de Junho, na Alemanha, no Fusion Festival2012, em Larz, cerca de 130 quilómetros a norte de Berlim.
 
Nos locais de espectáculo colocou-se à venda um CD com música angolana intitulado “Angola Soundtrack. The Unique Sound of Luanda (1968-1976)”, com 18 temas d'Os Jovens do Prenda, Santos Júnior, Dimba Diangola, África Ritmos, Os Kiezos, os Bongos, África Show, Mamukueno, Ngoma Jazz, Os Korimbas, David Zé e Quim Manuel.
 
O CD “Angola Soundtrack”, lançado em Novembro de 2010, é a nona produção da editora alemanha Analog África, de Frankfurt, cujo director Samy Ben Redjeb deslocou-se algumas vezes a Angola para o devido trabalho de pesquisa, interessado que é em recuperar gravações consideradas esquecidas. Essa produção ganhou o prémio alemão da crítica.
 
Com o apoio do Goethe Institut (instituto cultural alemão), Samy Ben Redjeb está a trabalhar na produção de um segundo disco com músicas dos anos 60 e 70, o que lhe levou a envolver-se na concretização do primeiro espectáculo em que estiveram os músicos que hoje conformam o “Conjunto Angola 70”.
 
Esta primeira apresentação foi organizada pela produtora angolana “Mano a Mano”, envolvida na presente digressão, a pedido do Goethe Institut.
 
Este conjunto cuja formação visa contribuir para uma maior promoção internacional da música angolana dos anos 60 e 70, em particular o ritmo semba, através da participação em festivais internacionais, fez a sua primeira digressão pela Europa em Outubro de 2011, começando pela Dinamarca.
 
Este ano, a digressão iniciou a sete de Junho no RASA Ultrech (Holanda), dois dias depois no Clandestino Festival (Suécia), a 10/06 no Molkweg Amsterdam (Holanda), a 14/06 no Rio Loco Toulouse (França) e a 17/06 no Respect Prague (República Checa).
 
A digressão prosseguiu a 23/06 no Afrolatino Festival (Bélgica), a 27/06 no Timitar Festival (Marrocos), a 28/06 no Fusion Festival e a 06/07 no Rudolstadt Festival (ambos na RFA).
 
Do programa de actuações do "Conjunto Angola 70" constam, ainda, duas apresentações no continente europeu, sendo uma no Hertme Festival, na Holanda, hoje (07/07), e outra domingo, no Roskilde Festival, na Dinamarca.
 
Em Berlim, e tendo em conta a ausência no seu programa de um espectáculo para os angolanos residentes, uma vez não ser esse realmente, o objectivo para o qual foi criado, o conjunto realizou um ensaio aberto à comunidade angolana. O momento de convívio trouxe à memória dos presentes interpretações que fizeram sucesso no cancioneiro angolano.
                                                                                                                Angop

 

Archivos

Ultimos Posts