Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Municipes da Damba ganham novas infra-estruturas sociais

Publicado por Muana Damba activado 11 Septiembre 2013, 14:10pm

Etiquetas: #Notícias da Damba

 

1244074_10201136069261858_1272011925_o.jpg

                       Uma das novas infra-estruturas do município da Damba (imagem de Muinguilo)

 

Uíge - Os munícipes da Damba, 157 quilómetros a norte da cidade do Uíge, ganharam, nesta terça-feira, novas infra-estruturas sociais, no quadro do programa do Governo que visa a melhoria das condições de vida da população.

 

Trata-se de um sistema de tratamento e distribuição de água por bombagem, um centro de saúde, uma escola primária e residência para o administrador comunal do Nsosso, inaugurados pelo governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo.

 

Com vários chafarizes e 170 ligações domiciliárias, o sistema de tratamento e distribuição de água, com capacidade para bombear 20 metros cúbicos por hora, vai abastecer a vila sede do municipio da Damba e bairros adjacentes como Quissacala, Salabongui, Quiteca, Banza Mabubo e Quicoxi.

 

O centro de saúde, construído de raiz na comuna do Nsosso, tem capacidade de internamento para nove camas, comportando um consultório, farmácia, assim como outras áreas necessárias para essa estrutura sanitária, enquanto a escola primária, totalmente apetrechada, vai absorver 320 alunos da povoação de Caboco, que actualmente estudam em condições impróprias.

 

No município da Damba, Paulo Pombolo entregou à população, entre outros bens, chapas de zinco, instrumentos de trabalho, bens alimentares e cobertores.

 

A propósito, o governador provincial do Uíge garantiu o melhoramento das condições de vida da população da Damba, pedindo aos municipes que tenham esperança no Executivo.

 

"Precisamos de levar a água para o bairro Quinzenze (periferia da Damba), que não foi  contemplado nesse projecto, e já falamos com o encarregado da obra para depois construir um ramal para esse bairro  assim como a nova centralidade da Damba, onde estão a ser construídas 200 casas", precisou.

 

Quanto à situação de energia para o municipio da Damba, Paulo Pombolo garantiu que esforços estão em curso, não só para Damba, mas para os três municípios (Mucaba, Damba e Bungo).

 

"Além do sistema de água, no municipio da Damba está  a ser constuído um complexo escolar com 26 salas de aulas e um internato para albergar mais de 200 alunos do I e II ciclos", sublinhou.

 

 

                                                                                             Angop

 

 

Archivos

Ultimos Posts