Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Morreu artista plástico angolano Marcos Ntangu.

Publicado por Nkemo Sabay activado 4 Agosto 2010, 12:06pm

Etiquetas: #Cultura

O artista plástico angolano Marcos Ntangu faleceu no domingo à tarde, vítima de doença, segundo informou hoje à Angop, o secretário-geral da União Nacional dos Artistas Plásticos (Unap), António Bastos.
 
A morte deste artista, nascido em 1966 na província de Uíge, deixa, de acordo com secretário geral, um vazio nas “artes do belo” no país, porquanto foi um exímio criador, que se destacou em várias técnicas, em especial na pintura em veludo.
 
“O Ntangu tinha uma técnica ao nível das artes plásticas muito desenvolvida. Foi um artista que dominava o desenho e a pintura. Hoje, se quisermos falar do realismo, o Ntangu é um dos artistas a ter em conta ”, asseverou.
 
Fruto da sua qualidade, além dos prémios, disse, as obras dele foram muito elogiadas dentro e fora do país.
 
Marcos Ntangu fez o curso de Mecânica Industrial no Instituto Técnico Industrial de Luanda e estudou pintura, durante dois anos, na Academia de Belas Artes da Republica do Congo Democrático (RDC), período em que frequenta o atelier do pintor Ngombo Ndofunso.
 
Membro efectivo da UNAP desde 1994, aprendeu a técnica de pintura a óleo sobre veludo com o pintor Pululu, também já falecido.
 
A sua obra faz parte de inúmeras colecções públicas e privadas em Angola e no estrangeiro.
 
Ntangu é detentor do 1º prémio da Associação Nacional da República do Congo Brazzaville na VII Bienal do CICIBA-Centro Internacional de Civilização Bantu e do Grande Prémio de Pintura Ensa-Arte 2006, Luanda.
 
É autor de várias exposições individuais feitas no país e no estrangeiro, bem como de participações em mostras colectivas. 
                                                                                                      Angop

Archivos

Ultimos Posts