Angop | |
![]() |
|
Serviços Integrados de Atendimento ao Cidadão chegam ao Uíge | |
Uíge - O ministro da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, Pitra Neto, inaugurou quinta-feira, na cidade do Uíge, sede capital da província, as instalações dos Serviços Integrados de Apoio ao Cidadão (SIAC).
O estabelecimento localizado a dois quilómetros do centro da cidade, construído num período de 12 meses, permitirá aos cidadãos tratar, entre vários documentos, cédula pessoal, bilhete de
identidade, verbete, cartas de condução, autenticar documentos e reconhecer assinaturas num único espaço.
Nele estão instalados balcões das agências do BPC, Sol, BAI, Micro Finanças, da segurança social, conservatória do registo predial, Identificação Civil, Aviação e Trânsito, Imprensa Nacional,
Seguros de Angola e de Viação e Trânsito.
Pitra Neto disse na ocasião que a inauguração do empreendimento se enquadra no cumprimento da orientação do Executivo angolano, que visa a entrega formal destes serviços sociais em
benefício dos cidadãos.
O governante pediu as autoridades da província e aos utentes do serviço a preservarem a unidade para que possa corresponder com os propósitos para os quais foi planificada.
"Queremos aqui dizer aos nossos colaboradores que vão funcionar neste serviço que o mesmo representa uma novidade para nós, nomeadamente a qualidade dos equipamentos e sobretudo o facto de serem
algumas actividades que vão ser exercidas fazendo uso das tecnologias de informação", realçou.
Para tal pediu maior rigor e capacidade técnica, boa vontade, responsabilidade aos funcionários, para que o atendimento seja rápido e seguro.
O governante augura que os serviços integrados de atendimento do cidadão na cidade do Uíge satisfaçam as expectativas e as necessidades dos mesmos.
Por sua vez, o governador da província do Uíge, Paulo Pombolo, precisou que a inauguração do SIAC na cidade do Uíge simboliza a atenção que o governo angolano presta para melhorar as condições de
vida dos cidadãos, razão pela qual se torna imperativo a sua eficiência.
Explicou que o empreendimento vai facilitar a vida dos cidadãos, mormente no que se refere as questões que se prendem com o tratamento de determinados documentos.
Exortou aos funcionários da unidade a prestarem um serviço de qualidade, visando cumprirem escrupulosamente com as normas e procedimentos que regem o funcionamento do SIAC.
O SIAC é uma aposta no Governo angolano para tornar a administração pública mais célere e próxima dos cidadãos, integrando num único espaço um conjunto de serviços de interesse, tais como a obtenção de documentos, informações e o encaminhamento de processos junto aos diversos órgãos do Estado.
Tutelado pelo Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social (Mapess), a instituição visa providenciar, de forma rápida e simplificada, documentos como o bilhete de identidade, título de propriedade, carta de condução e certificado de registo criminal.
Contará ainda com uma unidade de serviços empresariais públicos e privados.
Assistiram à inauguração do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão membros do governo local, autoridades tradicionais, entidades políticas e religiosas, entre outros convidados.
Angop