Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Ministro da Agricultura recebe explicação sobre projecto de algodão

Publicado por Muana Damba activado 16 Marzo 2012, 19:03pm

Etiquetas: #Notícias do país

 



  ANGOP
Ministro da Agricultura, Pedro Canga
Ministro da Agricultura, Pedro Canga
 

Sumbe - O ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Pedro Canga , recebeu nesta quinta-feira explicações sobre o projecto de relançamento da cultura do algodão no Kwanza Sul,  no perímetro irrigado da Kipela, comuna da Gangula, município do Sumbe.


O ministro, ladeado do governador do Kwanza Sul , Serafim do Prado , foi informado pelo  coordenador do projecto , Abel Bala Kinzeca , que  se encontra na segunda fase e  se prende com construção e melhoria da drenagem de  valas , albufeiras e passagens hidráulica e instalação de tubagem para dois hectares de terras aráveis.


Nesta segunda fase , já em execução , consta a construção da subestação eléctrica , escritórios do projecto , centro de treinamento , armazéns , uma vila rural e capacitação dos futuros beneficiários.


"Neste momento, a execução física do projecto , iniciado em Janeiro último , encontra-se em cerca de 22 porcento devido a alguns trabalhos pendentes como a aprovação dos desenhos, " explicou fonte.


Fez saber que o material para a instalação da tubagem dos dois hectares deve ser desalfandegado nos próximos dias do porto de Luanda.


Uma das preocupações manifestadas pelo engenheiro agrónomo  tem a ver com a paralisação dos trabalhos por parte da empresa de mecanização agrícola " mecanagro", após ter feito 328 hectares dos mil 500 hectares previstos.


Disse que estudos foram efectuados pela empresa Mitrelli limited ( rural , education & development), de Israel, a quem foi adjudicada a construção da subestação e transporte de energia eléctrica.


O ministro da Agricultura garantiu, na ocasião, que a mecanagro está a receber novos equipamentos que vai garantir a continuidade dos trabalhos.


Na primeira, entre outras acções, executaram tarefas como a edificação da estação de captação de água, os seus reservatórios que vão irrigar as parcelas de terras para o cultivo do algodão, calculados em três mil 187 hectares de terras aráveis, do global de cinco mil hectares.


A  execução física da segunda fase vai gastar mais de 15 milhões de dólares .


Avaliado em mais de 51 milhões de dólares norte-americanos, o projecto vai garantir emprego a mil e 914 famílias camponesas.


Intervêm  no projecto, o Ministério da Agricultura.Desenvolvimento Rural e Pescas, o consórcio Samsung & hanil na qualidade de empreiteira e a KRC consultora pelo governo Coreano.


Antes de 1975, a província do Kwanza Sul era a segunda maior região angolana produtora de algodão, com uma área estimada em 41.007 hectares, nos municípios do Sumbe, Seles, Libolo, Porto Amboim, Kilenda, Kibala, Amboim, Mussende e Conda, tendo atingido 21.835 toneladas em 1973.


A última campanha agrícola de algodão na região aconteceu em 1999/2000, numa área de 3.650 hectares, resultou  na colheita de 500 toneladas e contou com a participação de 2.193 associados. 

 

 


                                                                               Angop

 


Archivos

Ultimos Posts