Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Ministério do Comércio promove Seminário sobre comércio rural

Publicado por Muana Damba activado 10 Abril 2013, 13:22pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

 

 

Uíge - Um seminário de consulta e concertação sobre o comércio rural terá lugar hoje (quarta-feira), na sala de sessões dos Bombeiros desta cidade, com o objectivo de revitalizar a área do comércio rural e valorizar a produção local que durante várias décadas garantiu a subsistência da população em diferentes comunidades da região.

 

Segundo o documento do pelouro, chegado hoje à Angop, o seminário a acontecer na tarde de hoje, conta com participação de vice-governadores, administradores municipais, líderes de associações e cooperativas de camponeses, agricultores individuais dos 16 municípios da província, assim como comerciantes rurais, empresários e outros sectores ligados ao comércio rural, entre outros.

 

A formação, com a duração de um dia, a cargo de uma equipa técnica do Ministério do Comércio, vai abordar, entre outros temas, a "estratégia nacional para implementação do Programa de aquisição de produtos agro-pecuários", "Plano de acção e respectivos eixos", "potencialidades da província em termos agro-pecuários".

 


A "organização produtiva das comunidades, associações e cooperativas na província", "agentes logísticos rurais, perfil e sua inserção nos municípios e comunas", "operacionalização do projecto em termos financeiros", bem como a tipologia das infraestruturas logísticas para recepção, comercialização e armazenamento, constam também da agenda do seminário sobre o comércio rural.

 


A fonte acrescenta que com o seminário pretende-se alcançar objectivos como, reactivação e reinstalação da rede retalhistas, ressurgimento do agente logístico rural, remonetarização da economia rural, fomento da produção e produtividade com recurso a inovação tecnológica.

 


A geração de empregos e aumento de rendimento das famílias, fixação da população nas zonas rurais, estimulando a poupança e promovendo novos investimentos, assim como a redução dos índices de pobreza são outros objectivos a atingir pelo sector do comércio, com a realização deste seminário.

   


Mais de 900 animais de estimação vacinados contra a raiva em três meses.


Uíge - Novecentos 85 animais de estimação, entre cães, gatos e macacos, foram vacinados contra raiva de Janeiro a Março do corrente ano, na província do Uíge, informou segunda - feira o chefe do departamento de serviços de veterinária, Abreu dos Santos Cumuelo.
 
Segundo o responsável, dos 985 animais de estimação vacinados 961 são cães, seis macacos e 18 gatos, informando que a campanha de vacinação durante esse período decorreu em três municípios (Uíge, Maquela do Zombo e Negage).
 
Disse que as campanhas de vacinação não atingiram ainda outros 13 municípios da província por falta de meios de transporte e logísticos. Adiantou que esforços estão a ser envidados para se realizar os trabalhos de vacina em outras localidades longínquas.
 
Abreu dos Santos frisou que a campanha de captura dos animais vadios actualmente está paralisada por falta dos meios apropriados para o efeito.
 
O responsável afirmou que actualmente o serviço de veterinária está engajado na reabilitação do canil-gatil para albergar os animais vadios.

 

                                                                                                              Angop

 

 


Archivos

Ultimos Posts